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metadata.dc.type: TCC
Title: "Isto não me representa": o consumo percebido dos homossexuais de João Pessoa em relação ao mercado segmentado
metadata.dc.creator: Muniz, Petrucio André Lobo
metadata.dc.contributor.advisor1: ABREU, Nelsio Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee1: BALDANZA, Renata Francisco
metadata.dc.description.resumo: Os homossexuais representam um relevante nicho de mercado não só pelo seu tamanho, se compreendida a rica subjetividade existente na relação da subcultura gay com o consumo, especialmente do seu mercado segmentado, pode ser a chave para o sucesso das empresas que desejam trabalhar com este público. A escassez de trabalhos que abordem o consumo dos homossexuais na região, acarreta na falta de conhecimento sobre esse público para o mercado gay local, o qual sofre com constantes estabelecimentos fechando. Este estudo procurou analisar o consumo percebido dos homossexuais de João Pessoa em relação ao mercado segmentado. Para isso, levantou-se o perfil dos consumidores, foi discutido os seus hábitos de consumo e identificados as atitudes quanto ao mercado gay e o geral. Optou-se por o uso da triangulação na coleta de dados: foram aplicados questionários com os homossexuais, obtendo 213 respostas válidas, realizadas 4 entrevistas com os empreendedores do mercado gay local e a observação simples desses ambientes de consumo. Os resultados indicaram que os homossexuais de João Pessoa são em sua maioria homens, brancos, jovens, escolaridade acima da média, gastam muito com entretenimento, roupas, e costumam comer fora de casa. À luz da Teoria do Comportamento Planejado as atitudes foram favoráveis para ambos mercados. Embora não satisfeitos com o mercado gay local, se mostraram com maior intenção de compra no mercado gay.
Abstract: Homosexuals represents a significant niche of market not only about his dimensions, understandthe plenty subjectivity present at the relation between gay subculture with his consumption, especially for the targeted market, may be the success factor for companies that wish to work with the gay public. The paucity of studies that deal with the homosexuals consumption at Paraíba, results in the lack of knowledge about this public for the local gay market, which suffers from constant establishmentsclosing. The aim of this researchis to analyze the perceived consumption of homosexuals from João Pessoa about the targeted market. To achieve this, was raised the consumers profile, discussed their consumption habits and was identified their attitudes about the gay and the general market. Was chosen to use data collection triangulation: 213 surveys were applied to homosexuals, 4 interviews with entrepreneurs of the local gay market and the simple observation of these consumer environments. The results indicated that homosexuals from João Pessoa are mostly male, white, young, above average schooling, spend a lot of money on entertainment, clothing, and usually eat outside. In the view of the Theory of Planned Behavior attitudes were favorable for both markets. Although not satisfied with the local gay market, had higher intention of buying in the gay market.
Keywords: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
MERCADO GAY
MARKETING
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2485
Issue Date: 3-Mar-2015
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

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