Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24852
Tipo: TCC
Título: Avaliação da acurácia em levantamento aerofotogramétrico com uso de VANT: Estudo de caso na Rodovia Federal BR-230
Autor(es): Gomes Júnior, Jessé Pedro
Primeiro Orientador: Braga, Isabelle Yruska de Lucena Gomes
Resumo: Os levantamentos tradicionais a partir da aerofotogrametria apresentam um alto custo e um tempo elevado para coleta e processamento de dados. Nos dias atuais, outras tecnologias utilizadas vêm sendo desenvolvidas e aplicadas para resolver esses entraves. Dentre as tecnologias utilizadas em levantamentos topográficos de grandes áreas, os drones surgem como uma alternativa prática e de baixo custo em comparação aos levantamentos topográficos convencionais, como estação total ou receptores de satélite (GNSS) remoto. Sendo assim, tornase relevante avaliar a qualidade posicional de um levantamento aerofotogramétrico executado com aeronaves não tripuladas (VANT), para assim poder garantir a confiabilidade dos dados e permitir que os padrões normativos de cartografia levem em consideração as variáveis envolvidas em levantamentos desse tipo, como a resolução das imagens aéreas ou cobrimento do solo por obstáculos. Nesse contexto, esta pesquisa buscou avaliar a acurácia dos ortomosaicos obtidos em um processamento aerofotogramétrico com drones na Rodovia BR- 230 entre o km 0 e o km 27, utilizando uma análise do posicionamento de pontos de controle em solo. Ao todo foram executados 28 voos em uma área de 431 ha com acurácia planimétrica de 14 cm. Os resultados alcançados demonstraram que essa tecnologia pode ser utilizada em projetos que exigem precisão e confiabilidade dos dados, como cartas municipais de gestão urbana ou outros trabalhos de fins cadastrais.
Abstract: Traditional surveys from aerophotogrammetry show high cost and time needed to the data collecting and processing. Nowadays, other technologies have been developed and applied to address these barriers. Among the technologies used in topographic survey of large areas, drones appear as a practical and low-cost alternative compared to conventional topographic surveys, such as station or remote satellite receivers (GNSS). Therefore, it is relevant to evaluate the positional quality of an aerial photogrammetric survey performed with these unmanned aircraft (UAV), since there are no normative mapping standards do not consider such surveys. In this context, this research sought to evaluate the accuracy of the orthomoosols obtained in aerial photogrammetric processing with drones on the BR-230 Highway between km 0 and km 27, using an analysis of the positioning of control points in soil. In all, 28 flights were performed in an area of 431 ha with 14 cm planimetric accuracy. The achieved results showed that this technology can be used in projects that require data accuracy and reliability, such as municipal letters used in urban management or cadastral purposed.
Palavras-chave: Aeronaves não tripuladas
Drones
Aerofotogrametria.
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Civil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24852
Data do documento: 12-Jun-2018
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jesse Pedro Gomes Junior.pdf12,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.