Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Priscila Maria Costa de-
dc.date.accessioned2017-09-28T20:24:25Z-
dc.date.available2015-02-24-
dc.date.available2017-09-28T20:24:25Z-
dc.date.issued2015-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2486-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the role of leadership in managing teams in a branch of Banco Itaú, as influencing the performance of there being inserted employees. For a better understanding of the research, it was necessary to delve into theoretical, with topics that guide the conceptualization of leadership and some of his theories accompanied by the evolution of leadership styles. Likewise, as a brief study of the management teams, ending with a discussion of the new vision of the role of leadership in management teams. To understand how it works in practice the role of leader and its importance, a qualitative analysis was performed on a branch of Itaú located in Bayeux, with the subjects, two managers and five subordinates, through a semi -structured script for the two leaders and the use of technical focal group for their employees. With literary studies and the results of data analysis, it has been an enlightening perspective of what leadership is and how its role has a clear function of stimulating the good performance of people. This concept has been conducted by the two leaders of the study agency, resulting in satisfaction of the team and good organizational results.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-09-28T20:24:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) PMCA28092017.pdf: 611067 bytes, checksum: 9cf3cfd0363abec76be2d68bfcc23a48 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-28T20:24:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) PMCA28092017.pdf: 611067 bytes, checksum: 9cf3cfd0363abec76be2d68bfcc23a48 (MD5) Previous issue date: 2015-02-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLIDERANÇApt_BR
dc.subjectGESTÃO DE PESSOASpt_BR
dc.subjectSATISFAÇÃO DOS COLABORADORESpt_BR
dc.subjectBANCO ITAÚpt_BR
dc.subjectBAYEUX PBpt_BR
dc.titleO papel da liderança na gestão de equipes no setor bancário: estudo de caso na agência do Banco Itaú – Bayeuxpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Anielson Barbosa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796674H6pt_BR
dc.contributor.referee1LÚCIA, Ana-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar o papel da liderança na gestão de equipes em uma agência do Banco Itaú. Para melhor entendimento da pesquisa, foi necessário aprofundar-se em bases teóricas, com tópicos que norteiam a conceituação da liderança e algumas de suas teorias acompanhadas pela evolução dos estilos de liderança. Assim também, como um breve estudo sobre o gerenciamento de equipes. Outro aspecto abordado foi a nova visão do papel da liderança no gerenciamento de equipes. Para entender como funciona na prática o papel do líder e sua importância, foi realizada uma pesquisa qualitativa em uma agência do Itaú localizada na cidade de Bayeux, com os dois gestores e cinco subordinados, por meio de uma entrevista com roteiro semi-estruturado para os dois líderes e a utilização da técnica de grupo focal para o grupo de funcionários. Os resultados indicam que, tanto o líder quanto os funcionários, tem uma opinião esclarecedora do conceito de liderança e tem consciência do que esse papel pode influenciar no desempenho da equipe e no crescimento da organização. Através de suas respostas, foi possível definir um bom líder quando atribuíram características imprescindíveis para ser um gestor de sucesso. Em relação ao estilo de liderança, de acordo com as características atribuídas entre os entrevistados, pode-se identificar que são semelhantes para os dois líderes, além de praticarem o estilo democrático e participativo. Quanto ao relacionamento dos líderes com sua equipe, ficou claro ser um relacionamento de respeito e diálogo, com espaço para que cada um desenvolvam seus talentos e colaborem espontaneamente para o alcance das metas. A conclusão desse estudo revela que, de acordo com o que foi exposto na literatura sobre a nova visão de liderança, os dois líderes vem conduzindo seu papel de forma muito alinhada ao que foi proposto e tem resultado em grandes conquistas, bem como satisfação da equipe e excelência nos resultados organizacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PMCA28092017.pdf596,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons