Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24875
Tipo: | TCC |
Título: | A monitoria como instrumento para o aprendizado em anatomia e ecofisiologia vegetal nos cursos de licenciatura em ciências agrárias e agroecologia |
Autor(es): | Ferreira, Edlane Eusébio de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Azerêdo , Gilvaneide Alves de |
Resumo: | A graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias e Bacharelado em Agroecologia do CCHSA conta com diversas disciplinas que compõem a sua grade curricular e uma dessas disciplinas refere-se aos conhecimentos básicos que envolvem os processos fisiológicos e anatômicos das plantas. Visando tal compreensão, a disciplina de Anatomia e Ecofisiologia Vegetal ofereceu, no semestre 2019.2, a monitoria para esse componente curricular nos dois cursos de graduação já mencionados e teve como objetivo auxiliar os discentes dos dois cursos a sanar as possíveis dúvidas e dificuldades que poderiam ser apresentadas pelos discentes no decorrer da disciplina. A abordagem metodológica desse trabalho foi caracterizada de forma qualitativa e exploratória, pois foram permitidas a aproximação e exploração do objeto de estudo, neste caso, a sala de aula/laboratório e o ensino em ação, de forma específica, do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Anatomia e Ecofisiologia vegetal. O seguinte trabalho foi dividido em duas partes: a primeira refere-se ao relato de experiência vivenciado pelos monitores e a segunda sobre a percepção que os discentes tiveram em relação à monitoria nessa disciplina, mediante a aplicação de um questionário. As atividades de monitoria na disciplina de Anatomia e Ecofisiologia Vegetal exerceram um papel extremamente importante na melhoria do aprendizado dentro de sala de aula, pois colaborou para um melhor entendimento dos conteúdos abordados, além de ter proporcionado o intercâmbio aluno-professor e o aprofundamento teórico por parte dos monitores. A monitoria ajudou-nos a firmar nossa vocação para a sala de aula, contribuindo para o aprendizado mútuo e de forma prazerosa com os nossos colegas de curso. A monitoria possibilitou ao aluno monitor um maior aprofundamento dos conteúdos da disciplina, além de colocá-lo próximo ao docente, permitindo compreender melhor as dimensões do ensino-aprendizagem, suas gratificações e dificuldades, além de nos permitir vivenciar a monitoria presencial e remota. Assim, a monitoria serviu para firmar ainda mais o desejo pela docência e das habilidades requeridas para tal exercício. |
Abstract: | The undergraduate degree in Agricultural Sciences and Bachelor of Agroecology at CCHSA has several disciplines that make up its curriculum and one of these disciplines refers to the basic knowledge that involves the physiological and anatomical processes of plants. Aiming at such understanding, the discipline of Plant Anatomy and Ecophysiology offered, in the semester 2019.2, the monitoring for this curricular component in the two undergraduate courses already mentioned and aimed to help the students of both courses to solve the possible doubts and difficulties that could be presented by the students during the course. The methodological approach of this work was characterized in a qualitative and exploratory way, as the approach and exploration of the object of study were allowed, in this case, the classroom / laboratory and teaching in action, in a specific way, of the teaching and learning process. in the discipline of Plant Anatomy and Ecophysiology. The following work was divided into two parts: the first refers to the experience report lived by the monitors and the second about the perception that the students had in relation to monitoring in this discipline, through the application of a questionnaire. Monitoring activities in the discipline of Plant Anatomy and Ecophysiology played an extremely important role in improving learning within the classroom, as it contributed to a better understanding of the contents covered, in addition to providing the student-teacher exchange and theoretical deepening by part of the monitors. Monitoring has helped us to establish our vocation for the classroom, contributing to mutual learning and in a pleasant way with our fellow students. The monitoring allowed the monitor student to go deeper into the contents of the discipline, in addition to placing it close to the teacher, allowing a better understanding of the dimensions of teaching-learning, its gratifications and difficulties, in addition to allowing us to experience the face-to-face and remote monitoring. Thus, monitoring served to further strengthen the desire for teaching and the skills required for such an exercise. |
Palavras-chave: | Ensino Discentes Componente curricular Monitor Monitoria remota |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Agricultura |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24875 |
Data do documento: | 4-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Agrárias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EdlaneEusébiodeOliveiraFerreira.graduação.pdf | 483,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons