Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2489Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Guedes, Patrícia Ferreira | - |
| dc.date.accessioned | 2017-09-29T11:52:47Z | - |
| dc.date.available | 2016-11-24 | - |
| dc.date.available | 2017-09-29T11:52:47Z | - |
| dc.date.issued | 2016-06-14 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2489 | - |
| dc.description.abstract | The completion of course work is a qualitative research on causes of truancy focused on the life story of five students that dropped out at an earlier time, but returned to a class of EJA (8 and 9 years), the Municipal Education School fundamental Manuel Paulino, in the municipality of Conde-PB. Data were constructed from two research techniques: a questionnaire to map out a socio-economic profile of these students and interviews, using a topic guide, recorded using electronic device, followed by analysis of speech in the context of Merleau Ponty. The study concludes that the causes that drove the avoidance of these students are related to teenage pregnancy and / or marriage; Work dedication; lack of transportation and encouragement from teachers, caused by strenuous methodologies and little relation to the reality of students. These data not only enabled reflections on the causes that lead the subject to evade school, especially their life stories, and other factors related to the lack of commitment of our leaders to develop public policies that address the problem. Also points an alternative to minimize the dropout problem at school. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-29T11:52:47Z No. of bitstreams: 1 PFG24112016.pdf: 542996 bytes, checksum: 4be9033aec71df868bbff521758726d7 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-09-29T11:52:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PFG24112016.pdf: 542996 bytes, checksum: 4be9033aec71df868bbff521758726d7 (MD5) Previous issue date: 2016-06-14 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Escola | pt_BR |
| dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
| dc.subject | História de vida | pt_BR |
| dc.title | Evasão escolar: histórias de vida que se cruzam | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lima, Francisca Alexandre de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4624651671860640 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Fonseca, Fábio do Nascimento | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4266036935990040 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Castro Neto, Mariano | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0704796694712785 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O trabalho de conclusão de curso trata de uma pesquisa qualitativa sobre causas de evasão escolar com foco na história de vida de cinco alunos que evadiram em momento anterior, mas retornaram a uma turma de EJA (8o e 9o anos), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manuel Paulino, localizada no município do Conde, na Paraíba. Os dados foram construídos a partir de duas técnicas de pesquisa: um questionário, a fim de traçar um perfil socioeconômico destes alunos, e entrevistas, com utilização de um tópico guia, gravadas com o uso de dispositivo eletrônico, seguida de análise da fala na perspectiva da fenomenologia de Merleau Ponty. O estudo conclui que as causas que impulsionaram a evasão destes alunos estão relacionadas à gravidez na adolescência e/ou casamento; dedicação ao trabalho; falta de transporte; e falta de estímulo por parte dos professores, provocado por metodologias cansativas e de pouca relação com a realidade dos educandos. Esses dados possibilitaram reflexões sobre as causas que levam os sujeitos a evadirem da escola, analisando suas histórias de vida e outros fatores relacionados à falta do comprometimento de nossos governantes em desenvolver políticas públicas que solucionem o problema. Aponta, também, uma alternativa de minimização do problema da evasão escolar. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação do Campo | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PFG24112016.pdf | 530,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
