Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorViana, Lauro Oliveira-
dc.date.accessioned2022-10-13T12:50:21Z-
dc.date.available2022-05-02-
dc.date.available2022-10-13T12:50:21Z-
dc.date.issued2021-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24902-
dc.description.abstractPopulation aging is a worldwide phenomenon, given the reduction in the birth rate and the increase in life expectancy. Aging at work is also a trend, including at the University. The increase in the number of aging workers raises the question: How does ageism manifest itself in the teaching career at the Federal University of Piauí? In competitive workplaces ageism expands, which leads to the search for the effect of academic productivism on ageism. The general objective is to analyze how ageism manifests itself in the teaching career at the Federal University of Piauí. To complete the objectives, a content analysis was carried out on legislation related to the teaching career, and on interviews with professors of different age groups at the Federal University of Piauí. In the quantitative phase of the work, Exploratory Factor Analysis and multiple linear regression were performed based on the Escala de Ageísmo no Contexto Organizacional – EACO. There is a predominance of negative ageism in relation to positive ageism in the institution, especially in young professors. Positive ageism is more present in old professors. Professors linked to Postgraduate Programs are more sensitive to the positive and negative factors of ageism. Ageism exists linked to academic productivity, but in more competitive sectors, intergenerational conflicts are replaced by conflicts of a different nature.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-09-29T16:06:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LauroOliveiraViana_Tese.pdf: 4402644 bytes, checksum: 9cc0d2ef18e43abfafdd332b87455efa (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-10-13T12:50:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LauroOliveiraViana_Tese.pdf: 4402644 bytes, checksum: 9cc0d2ef18e43abfafdd332b87455efa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-13T12:50:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LauroOliveiraViana_Tese.pdf: 4402644 bytes, checksum: 9cc0d2ef18e43abfafdd332b87455efa (MD5) Previous issue date: 2021-11-29en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectAgeísmopt_BR
dc.subjectProdutivismopt_BR
dc.subjectAgingpt_BR
dc.subjectAgeismpt_BR
dc.subjectProductivismpt_BR
dc.titleAgeísmo na carreira docente: um estudo com professores da Universidade Federal do Piauípt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Machado, André Gustavo Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3894844400984964pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Helal, Diogo Henrique-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268265898312612pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529821634059586pt_BR
dc.description.resumoO envelhecimento populacional é um fenômeno mundial, diante da redução da taxa de natalidade e do aumento da expectativa de vida. O envelhecimento no trabalho também é tendência, inclusive na Universidade. A ampliação do número de trabalhadores envelhecentes faz emergir a questão: Como o ageísmo se manifesta na carreira docente na Universidade Federal do Piauí? Em locais competitivos, o ageísmo se amplia, o que leva a buscar o efeito do produtivismo acadêmico sobre ageísmo. O objetivo geral é: Analisar como o ageísmo se manifesta na carreira docente na Universidade Federal do Piauí. Para alcançar os objetivos foi feita análise de conteúdo sobre legislação relacionada à carreira docente e sobre entrevistas com docentes, de diferentes faixas etárias, da Universidade Federal do Piauí. Na fase quantitativa do trabalho foi realizada Análise Fatorial Exploratória e regressão linear múltipla com base na Escala de Ageísmo no Contexto Organizacional – EACO. Há predomínio do ageísmo negativo em relação ao ageísmo positivo na Instituição, principalmente em docentes com menor faixa etária. O ageísmo positivo é mais presente em docentes com maior faixa etária. Docentes vinculados a Programas de Pós-graduação possuem maior sensibilidade aos fatores positivos e negativos do ageísmo. O ageísmo existe ligado à produtividade acadêmica, mas em setores mais competitivos os conflitos intergeracionais são substituídos por conflitos de outra natureza.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LauroOliveiraViana_Tese.pdf4,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons