Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24902
Tipo: Tese
Título: Ageísmo na carreira docente: um estudo com professores da Universidade Federal do Piauí
Autor(es): Viana, Lauro Oliveira
Primeiro Orientador: Machado, André Gustavo Carvalho
Primeiro Coorientador: Helal, Diogo Henrique
Resumo: O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial, diante da redução da taxa de natalidade e do aumento da expectativa de vida. O envelhecimento no trabalho também é tendência, inclusive na Universidade. A ampliação do número de trabalhadores envelhecentes faz emergir a questão: Como o ageísmo se manifesta na carreira docente na Universidade Federal do Piauí? Em locais competitivos, o ageísmo se amplia, o que leva a buscar o efeito do produtivismo acadêmico sobre ageísmo. O objetivo geral é: Analisar como o ageísmo se manifesta na carreira docente na Universidade Federal do Piauí. Para alcançar os objetivos foi feita análise de conteúdo sobre legislação relacionada à carreira docente e sobre entrevistas com docentes, de diferentes faixas etárias, da Universidade Federal do Piauí. Na fase quantitativa do trabalho foi realizada Análise Fatorial Exploratória e regressão linear múltipla com base na Escala de Ageísmo no Contexto Organizacional – EACO. Há predomínio do ageísmo negativo em relação ao ageísmo positivo na Instituição, principalmente em docentes com menor faixa etária. O ageísmo positivo é mais presente em docentes com maior faixa etária. Docentes vinculados a Programas de Pós-graduação possuem maior sensibilidade aos fatores positivos e negativos do ageísmo. O ageísmo existe ligado à produtividade acadêmica, mas em setores mais competitivos os conflitos intergeracionais são substituídos por conflitos de outra natureza.
Abstract: Population aging is a worldwide phenomenon, given the reduction in the birth rate and the increase in life expectancy. Aging at work is also a trend, including at the University. The increase in the number of aging workers raises the question: How does ageism manifest itself in the teaching career at the Federal University of Piauí? In competitive workplaces ageism expands, which leads to the search for the effect of academic productivism on ageism. The general objective is to analyze how ageism manifests itself in the teaching career at the Federal University of Piauí. To complete the objectives, a content analysis was carried out on legislation related to the teaching career, and on interviews with professors of different age groups at the Federal University of Piauí. In the quantitative phase of the work, Exploratory Factor Analysis and multiple linear regression were performed based on the Escala de Ageísmo no Contexto Organizacional – EACO. There is a predominance of negative ageism in relation to positive ageism in the institution, especially in young professors. Positive ageism is more present in old professors. Professors linked to Postgraduate Programs are more sensitive to the positive and negative factors of ageism. Ageism exists linked to academic productivity, but in more competitive sectors, intergenerational conflicts are replaced by conflicts of a different nature.
Palavras-chave: Envelhecimento
Ageísmo
Produtivismo
Aging
Ageism
Productivism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24902
Data do documento: 29-Nov-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LauroOliveiraViana_Tese.pdf4,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons