Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24903
Tipo: Tese
Título: Das tripas ao aço: violas nordestinas de dez cordas na música instrumental
Autor(es): Marinho, Leandro Drumond
Primeiro Orientador: Santos, Eurides de Souza
Resumo: Nas últimas décadas as violas brasileiras de dez cordas se embrenharam em gêneros e estilos musicais distintos daqueles em que fincaram o pé nas manifestações populares predominantemente rurais. Os violeiros não abandonaram suas origens culturais, todavia, não deixaram de dialogar com o seu tempo, diga-se de passagem, um tempo veloz, cosmopolita, urbano, tecnológico e globalizado. O título dado – Das tripas ao aço – intenciona demonstrar notórias transformações ocorridas na seara das violas brasileiras de dez cordas nas últimas décadas, o que também pôde ser percebido no cenário da música instrumental das violas nordestinas. O presente trabalho, temporalmente, se situa na atualidade e focaliza violeiros e violeiras em seus contextos urbanos. Com o objetivo de compreender o citado fenômeno sonoro, inicialmente, realizamos um levantamento netnográfico com 184 músicos de 17 unidades federativas do país, o que nos proporcionou extrair dados de natureza quantitativa e qualitativa, que foram essenciais para dialogarmos com a segunda etapa da pesquisa, essa de cunho etnográfico. O trabalho de campo foi realizado desde o segundo semestre de 2018, oportunidade em que acompanhamos cinco violeiros de duas capitais nordestinas: - João Pessoa/PB: Pedro Osmar, Cristiano Oliveira e Salvador di Alcântara; - Recife/PE: Adelmo Arcoverde e Hugo Linns. A partir da observação participante dos cinco violeiros e do diálogo com a etapa exploratória foi possível problematizar a noção de Música Instrumental e apontar as influências musicais locais e globais que caracterizam suas músicas. Focalizamos, também, nas análises os instrumentos musicais (violas) por eles utilizados e as respectivas afinações. Procuramos, ainda, perceber algumas características comuns e singulares das músicas instrumentais produzidas pelos sujeitos da pesquisa, frente a três “mentalidades musicais”: o modalismo, a experimentação e a improvisação. Buscamos trazer os sentidos construídos pelos sujeitos e através das autoscopias foram os próprios violeiros que analisaram seus artefatos culturais (Cd´s, Dvd, álbuns, shows, método, etc). A tese intencionou ser um hipertexto, uma vez que para além do texto escrito, indicamos por meio de hyperlinks diversos áudios, vídeos, planilhas, entrevistas, revistas e uma série de informações que compõem nossas interpretações. Dentre os sujeitos da pesquisa foi possível perceber duas gerações de violeiros, ambas na função de trazer um lugar à sombra para suas músicas instrumentais de viola. Concluímos que as obras musicais dos cinco violeiros observados são potentes em apontar no sentido de que as tradições nordestinas se mantêm vivas, mesmo diante das efervescentes transformações ocorridas, das inovações e diálogos com as músicas do mundo.
Abstract: In the last decades, the ten-string Brazilian violas have entered into musical genres and styles different from those in which they set foot in the popular manifestations, which wer predominantly rural. The guitar players did not abandon their cultural origins, however, they did not stop dialoguing with their time, by the way, a fast, cosmopolitan, urban, technological and globalized time. The title given – From the guts to the steel – intends to demonstrate notorious transformations that have taken place in the field of Brazilian ten-string violas in the last decades, which was also noticed in the instrumental music scene of the northeastern violas. The present work, temporally, is situated in the present time and focuses on guitar players in their urban contexts. In order to understand the aforementioned sound phenomenon, initially, we carried out a netnographic survey with 184 musicians from 17 federative units of the country, which allowed us to extract quantitative and qualitative data, which were essential to dialogue with the second stage of the research, this one of ethnographic nature. The fieldwork has been carried out since the second half of 2018, opportunity in which we accompanied five guitar players from two different northeastern capitals: - João Pessoa/PB: Pedro Osmar, Cristiano Oliveira and Salvador di Alcântara; - Recife/PE: Adelmo Arcoverde and Hugo Linns. From the participant observation of the five guitar players and also from the dialogue with the exploratory stage, it was possible to problematize the notion of Instrumental Music and point out the local and global musical influences that characterize their music. We also focused on the analysis of the musical instruments (violas) used by them and their respective tunings. We also tried to perceive some common and unique characteristics of the instrumental music produced by the subjects of the research, facing three “musical mentalities”: modalism, experimentation and improvisation. We attempted to bring the meanings built by the subjects and, through the autoscopies, it was the guitar players themselves who analyzed their cultural artifacts (CDs, DVDs, albums, shows, method, etc). The thesis was intended to be a hypertext, since in addition to the written text, we indicate through hyperlinks various audios, videos, spreadsheets, interviews, magazines and a series of information which compose our interpretations. Among the subjects of the research, it was possible to perceive two generations of guitar players, both in the role of bringing a place in the shade for their instrumental viola songs. We conclude that the musical works, of the five guitar players observed, are powerful in pointing out that the northeastern traditions remain alive, even in the face of the effervescent transformations, innovations and dialogues which have occurred with the music of the world.
Palavras-chave: Violas nordestinas de dez cordas
Música instrumental
Pesquisa exploratória
Etnografia
Northeastern ten-string guitars
Instrumental music
Exploratory research
Ethnography
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24903
Data do documento: 29-Jul-2022
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeandroDrumondMarinho_Tese.pdf4,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons