Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2493
metadata.dc.type: TCC
Title: A epilepsia e seus possíveis comprometimentos na aprendizagem
metadata.dc.creator: Dias, Alice Maria André
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Adriana de Andrade Gaião e
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Geovaní Soares de
metadata.dc.description.resumo: O sujeito com epilepsia traz consigo desde os tempos antigos estigmas e características que podem acarretar determinados problemas em sua vida social, pessoal e acadêmica, onde irá resultar possivelmente numa dificuldade de aprendizagem. Com isso, este artigo ora apresentado trata-se de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo analisar os possíveis prejuízos e fatores que possam afetar a aprendizagem do sujeito, partindo desse olhar buscou identificando quais são os principais comprometimentos e implicações associados á epilepsia e aprendizagem. Os resultados apontaram que o processo de aprendizagem do sujeito epilético pode ser prejudicado devido ao estigma que a epilepsia traz às medicações que precisam ingerir e as lesões cerebrais que os mesmos apresentam. Por fim, conclui-se que devido as possíveis dificuldades de aprendizagem as quais esses indivíduos trazem faze-se necessários realizar trabalhos voltados para atender as áreas de sua linguagem, suas funções executivas, atenção, memória e seu comportamento onde de alguma forma pode ocasionar uma dificuldade de aprendizagem. Esse trabalho relacionado à aprendizagem será tratado pelo psicopedagogo, onde acontecerá uma investigação procurando encontrar o real motivo da dificuldade buscando a intervenção necessária.
Abstract: Since ancient times, having the diagnosis of epilepsy brings with it stigmas and other features that can cause certain problems in your social, personal and academic life; this can possibly result in a learning disability. Therefore, this article presents bibliographic research that aims to analyze the possible hazards and other factors that may affect the learning of a subject. Based on this, the researcher sought to identify the main outcomes and implications associated with epilepsy and learning. The results showed that the epileptic learning process may be impaired due to the stigma that epilepsy brings, to the medications the patient needs to take, and to brain injuries that can come from these. Finally, it has been concluded that due to the possible learning difficulties which these individuals may experience, the expectations for them to carry out targeted work and to fully acquire the language, executive functions, attention, memory and behavior of a subject can be the cause of a learning disability. This learning-related work will be handled by an educational psychologist, and research will be conducted in order to find the real reason behind the difficulty in finding the necessary intervention.
Keywords: Aprendizagem
Epilepsia
Cognição
Learning
Epilepsy
Cognition
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2493
Issue Date: 2-Dec-2015
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMAD02122015.pdf435,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.