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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24931
Tipo: TCC
Título: ANÁLISE DA CAPACIDADE RESISTENTE DE PAINÉIS LIGHT STEEL FRAME COM FOCO NA MODELAGEM NUMÉRICA
Autor(es): Monteiro, Anne Caroline Linhares
Primeiro Orientador: Silva, Andrea Brasiliano
Resumo: Mesmo diante da crise econômica enfrentada nos últimos anos, a construção civil no Brasil ainda é um dos setores que mais contribuem para o crescimento econômico e social do país. Apesar da relevância, é caracterizado pela falta de investimento e uso intensivo de métodos construtivos artesanais com baixa produtividade e grande desperdício de materiais. Na contramão deste cenário, a industrialização da construção se propõe a otimizar as etapas deficientes dos processos construtivos, aperfeiçoando-as ou criando novos métodos que possam gerar maior eficiência e qualidade. Dentre os métodos construtivos racionais, ganha destaque um sistema pouco difundido no Brasil, porém já bastante consolidado em países desenvolvidos, o Light Steel Frame (LSF). Diante da importância da inserção de novas tecnologias na construção civil e da necessidade de compreender o comportamento estrutural da técnica que se emprega, este estudo busca avaliar o desempenho estrutural de painéis LSF, a partir da modelagem numérica, tendo como foco a verificação da capacidade resistente dos perfis metálicos e a análise do comportamento tensão x deformação deste material, quando submetido a esforços de compressão. Para avaliar a eficiência do sistema foi estudada, em paralelo, a alvenaria estrutural, por entender que estes são métodos construtivos estruturalmente equivalentes. Os resultados obtidos revelaram que alvenaria estrutural suportou cargas 2,5 vezes maiores cargas que o LSF, porém com uma estrutura 5,2 vezes mais robusta. Logo, considerando a relação carga máxima/peso das paredes, observou-se que o sistema LSF foi, neste estudo, mais eficiente estruturalmente. Frente às vantagens construtivas e a eficiência estrutural deste sistema conclui-se que o LSF é uma solução construtiva viável e racional.
Abstract: não consta no TCC
Palavras-chave: Light Steel Frame
Eficiência estrutural
Modelagem numérica
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Civil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24931
Data do documento: 5-Jun-2017
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

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