Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2494
metadata.dc.type: TCC
Title: Psicomotricidade: uma perspectiva psicopedagógica no desenvolvimento de crianças pequenas na escola
metadata.dc.creator: Silva, Aline de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Escarião, Andréia Dutra
metadata.dc.contributor.referee1: Palitot, Mônica Dias
metadata.dc.description.resumo: Este estudo apresenta um posicionamento acerca da psicomotricidade e suas contribuições na educação infantil, analisando as concepções psicopedagógicas no desenvolvimento cognitivo, físico e emocional da criança. Diante disso, fez-se necessário uma entrevista com psicopedagogas institucionais para verificar seus conhecimentos sobre a psicomotricidade e como a mesma é inserida nas escolas no processo de aprendizagem das crianças pequenas. Partindo desse pressuposto, a pesquisa contou com a colaboração de 3 psicopedagogas do sexo feminino, com idades entre 25 e 32 anos, que atuam em escolas da rede pública e particular de ensino na cidade de João Pessoa-PB. Para a construção e realização desta pesquisa foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada com cinco questões, onde o objetivo é compreender a concepção dos psicopedagogos sobre a prática da psicomotricidade na escola infantil. Diante dos resultados, percebeu-se que, a psicomotricidade é utilizada nas escolas de educação infantil, muitas vezes os professores não percebem que estão usando, mas praticam esse hábito e juntamente com o psicopedagogo, podem melhorar ainda mais a prática da educação psicomotora para o desenvolvimento pleno da criança e ajudando em alguma dificuldade que possa surgir. Portanto, a psicopedagogia e a psicomotricidade podem ser interligadas construindo uma visão diferenciada referente ao desenvolvimento humano e a intervenção com crianças pequenas.
Abstract: This study presented a placement on the psychomotor and their contributions in early childhood education, analyzing the psycho contributions in cognitive, physical and emotional development of children. Therefore, it was necessary to run an interview with institutional psychologists to check their knowledge of the psychomotor and how it is inserted in schools in the learning process of young children. Based on this assumption, the survey counted on the collaboration of 3 female psychologists, aged 25 and 32, who work in schools in the private and public schools in the city of João Pessoa. For building this research, we used semi-structured interviews with five issues where the goal is to understand the design of educational psychologists about the practice of motor skills in nursery schools. Given the results, it was noticed that the psychomotor is used in preschools, where teachers often do not realize they are using it, but practice this habit with the educational psychologist, and can further improve the practice of psychomotor education for full development of children and helping in any difficulties that may arise. Therefore, the educational psychology and motor skills can be linked by building a different view regarding the human development and intervention with young children.
Keywords: Psicopedagogia
Psicomotricidade
Educação Infantil
Psychology
Psychomotor
Childhood education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2494
Issue Date: 25-Nov-2015
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASS14122015.pdf702,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.