Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Josineide Ramalho de-
dc.date.accessioned2017-09-29T14:46:12Z-
dc.date.available2017-07-03-
dc.date.available2017-09-29T14:46:12Z-
dc.date.issued2017-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2495-
dc.description.abstractThe research falls into the contexto of expansion and access policies in an inclusive approach of Higher Education inthe 2000s, revealing a new social, economic and educational profileof the students that entered into federal universities in Brazil, causing national debates about the permanence and conclusion of students with social vulnerability. It has got the objective of analyse the Pedagogy Course –improving area of Field Education at Universidade Federal da Paraíba (UFPB)students permanence. Of a qualitative basis, the study outlines the socioeconomic profile of thirteen students, that originate the interview with three of them, distributed in the 4th,7th and 10th periods of the referred course, once they were in the more alarming situation of social vulnerability , identified as those ones sons of poor smallholder farmers undereducated. For understanding the statemnts of these students, the research is based on Bourdieu theory (1998), that discusses the cultural capital, complemented by Jezine, CasteloBranco, e Nakamura (2013) students that approaches Higher Education nowadays and the new challenges about access and remain in this education level. The study points out that there are difficulties of permanence,in which the students have been struggling from intrinsec motivations through renunciations and sacrifices, once they glimpse social and professional ascensionintheuniversity diploma conquest. It even points out that there is a self-will, nearly viscera in course remain and conclusion, that has brought reflections about basic education offer conditions to the farming community.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-29T14:46:12Z No. of bitstreams: 1 JRO03072017.pdf: 1271314 bytes, checksum: 49ff0f66cc819b2e781b997cc8538363 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-29T14:46:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JRO03072017.pdf: 1271314 bytes, checksum: 49ff0f66cc819b2e781b997cc8538363 (MD5) Previous issue date: 2017-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectPerfil socioeconômicopt_BR
dc.titleAcesso e permanencia na educação superior – os percalços dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica no curso de Pedagogia – área de aprofundamento em Educação do Campo - UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Francisca Alexandre de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4624651671860640pt_BR
dc.contributor.referee1Farias, Severina Andrea Dantas de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8415151252488130pt_BR
dc.contributor.referee2Aragão, Wilson Honorato-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4673228883610996pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa se insere no contexto das políticas de expansão e acesso de perspectiva inclusiva na Educação Superior nos 2000, revelando um novo perfil social, econômico e educacional do alunado que ingressaram nas universidades federais do Brasil, desencadeando debates nacionais acerca da permanência e conclusão de alunos com vulnerabilidade social. Tem como objetivo analisar as condições de permanência de discentes do curso de Pedagogia – Área de aprofundamento em Educação do Campo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). De base qualitativa, o estudo traça o perfil socioeconômico de treze estudantes, o que deu origem a entrevista com três deles, distribuídos nos 4o,7o e 10o períodos do referido curso, por se encontrarem em situação mais alarmante de vulnerabilidade social, identificados como aqueles que, são filhos de agricultores com renda familiar baixa e pouca instrução dos pais. Para compreensão das falas desses educandos, a pesquisa apóia-se na teoria de Bourdieu (1998), que discute o capital cultural, complementados pelos estudos de Jezine, Castelo Branco, e Nakamura (2013) que aborda a educação superior na contemporaneidade e dos novos desafios no tocante ao acesso e permanência nesse nível de ensino.O estudo aponta que há dificuldades de permanência, em que, os estudantes vêm relutando a partir de motivações intrínsecas por meio de renuncias e sacrifícios, pois vislumbram ascensão social e profissional na conquista do diploma universitário. Aponta também que há uma vontade própria, quase visceral na permanência e conclusão do curso, o que trouxe reflexões sobre as condições de oferta da educação básica aos povos campesinos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JRO03072017.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.