Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24980
Tipo: TCC
Título: UMA APLICAÇÃO DA REGRESSÃO LOGÍSTICA NA TOMADA DE DECISÃO: ESTUDO DE CASO
Autor(es): SOUZA, ERIVALDO LOPES DE
Primeiro Orientador: Silva, Luiz Bueno da
Resumo: Este trabalho consiste em um estudo de caso onde é abordada uma aplicação da regressão logística como ferramenta auxiliar na tomada de decisão sobre escolha de segmentos de mercado. O seu objetivo central é avaliar uma aplicação específica da regressão logística na segmentação de mercado, tomando como base uma pesquisa de mercado sobre sacola ecológica na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Realizou-se um levantamento da literatura referente a assuntos relacionados à análise de regressão logística e à pesquisa de mercado. Em seguida, em pesquisa de campo, foram aplicados questionários a uma amostra de moradores de diferentes bairros do município de João Pessoa, abordando questões referentes às preferências, opiniões e características dos entrevistados. Os resultados mostraram que é possível obter modelos de regressão logística que indiquem a probabilidade de um determinado grupo de consumidores estar ou não disposto a pagar o valor das sacolas. Verificou-se ainda que esses modelos podem auxiliar na segmentação do mercado. Porém a pesquisa também mostrou que nem sempre esses modelos de regressão logística podem ser obtidos e que os resultados da aplicação dessa técnica estatística variam para diferentes preços e modelos de sacolas, o que indica que as opiniões e características que distinguem as pessoas que pagariam o valor das sacolas daquelas que não o pagariam mudam em função do preço e do tipo de produto.
Abstract: This paper presents a case study which looks an application of logistic regression as a tool to assist in decision making on choice of market segments. Its main objective is to evaluate a specific application of logistic regression in market segmentation, based on market research on eco-bag in João Pessoa, Paraíba, Brazil. We conducted a survey of the literature pertaining to issues related to logistic regression analisis and market research. Then, in field research, questionnaires were applied to a sample of residents from different neighborhoods of the city of Joao Pessoa, addressing issues related to preferences, opinions and characteristics of respondents. The results showed that it is possible to logistic regression models showing the probability of a particular group of consumers or may not be willing to pay for your bags. It was also found that these models can assist in market segmentation. But the survey also showed that even when these logistic regression models can be obtained and the results of applying this statistical technique vary for different prices and models of bags, which indicates that the opinions and characteristics that distinguish people who would pay the value the bags of those who do not pay the change as a function of cost and type of product
Palavras-chave: Pesquisa de mercado
Análise de regressão logística
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24980
Data do documento: 12-Dez-2010
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Produção Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia erivaldo lopes de souza completa .pdf944,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.