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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2500
Tipo: TCC
Título: Lean Office – escritório enxuto: um estudo de caso em uma empresa alemã
Autor(es): Rocha, Ana Beatriz Rodrigues Barreto
Primeiro Orientador: WALTER, Fábio
referee1 : MACHADO, André Gustavo
Resumo: A aplicação dos princípios enxutos no ambiente administrativo é denominada Lean Office ou Escritório Enxuto (TURATI, 2007; TAPPING; SHUKER, 2010). O Lean Office é a comprovação de que a abordagem Lean é aplicada com sucesso em outros ambientes além da manufatura, sendo configurado desta forma como uma evolução adaptativa da Produção Enxuta (ROOS; PALADINI, 2013). Porém, o Lean Office, diferentemente do Lean Manufacturing (Produção Enxuta), é um modelo de gestão voltado para processos de viés informacional, pois o fluxo de valor não está vinculado a materiais, e sim a conhecimentos e informações (HERKOMMER; HERKOMMER, 2006), dificultando desta forma a visualização dos erros e desperdícios presentes nos fluxo de valor, sendo necessária a adaptação de algumas ferramentas da Produção Enxuta. O objetivo deste estudo é identificar possibilidades de melhorias no fluxo de trabalho de uma empresa alemã prestadora de serviços de TI, sob o ponto de vista do Lean Office. A presente pesquisa apresenta os seguintes aspectos metodológicos: pesquisa qualitativa, pesquisa descritiva, pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Por meio de uma estratégia metodológica proposta por Tapping e Shuker (2010) foi possível analisar o mapa da situação atual do fluxo de valor alvo de estudo, identificar desperdícios e atividades que não agregam valor do ponto de vista do cliente e construir, a partir da análise do mapa atual, um mapa futuro mais enxuto com a incorporação das propostas da autora. Os resultados obtidos com a aplicação do Lean Office foram: redução do número de etapas de 5 para 2, redução do lead time total de 2.080 minutos para aproximadamente 510 minutos, ou seja, uma redução de 75,48%, além do aumento da taxa de agregação de valor que passou de 28,85% para 76,47%. Por fim, conclui-se que os conceitos do Lean Office contribuem para o alcance da excelência organizacional na organização estudada.
Abstract: The application of lean principles in the administrative environment is called Lean Office (TURATI, 2007; TAPPING; SHUKER, 2010). Lean Office is the proof that the Lean approach is successfully applied in other environments beyond manufacturing, being configured in this way as an adaptive evolution of Lean Production (ROOS; PALADINI, 2013). However, unlike Lean Manufacturing, Lean Office is a management model focused on informational bias processes because the value stream is not tied to materials, but to knowledge and information (HERKOMMER; HERKOMMER, 2006), making it difficult to view the errors and wastes present in the value flows, requiring adaptation of some Lean Manufacturing tools. The goal of this study is to identify improvement opportunities in the workflow of a german company providing IT services from the point of view of Lean Office. This research presents the following methodological aspects: qualitative, descriptive research, case study and literature research. Through a methodology proposed by Tapping e Shuker (2010) it was possible to analyze the current map of value flow targeted in this study, identify wastes and activities that do not add value from the customer point of view and build, from the analysis of the current map, a future map leaner incorporating the proposals of the author. The results obtained with the application of Lean Office were: reduction of the number of steps from 5 to 2, reduction of total lead time from 2.080 minutes for about 510 minutes, in other words, a reduction of 75,48%, besides increasing the value-added rate from 28,85% to 76,47%. Finally, it is concluded that the concepts of Lean Office contribute to the achievement of organizational excellence in the studied organization.
Palavras-chave: LEAN OFFICE
LEAN MANUFACTURING
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2500
Data do documento: 26-Fev-2015
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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