Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25002
Tipo: Dissertação
Título: Estudo sobre insetos transmissores de doenças na área urbana por meio de uma sequência didática investigativa
Autor(es): Alves, Gernecilene Ferreira
Primeiro Orientador: Oliveira, Naila Francis Paulo de
Resumo: A motivação é algo que deve estar presente na vida de cada um, e não poderia ser diferente, na vida do aluno e cabe ao professor oferecer uma nova forma de ensinar para que o estudante se motive para aprender, nesse sentido esta pesquisa trouxe através de uma proposta investigativa, colocar o aluno como centro da aprendizagem e despertar neste, a motivação para isso. O objetivo geral deste trabalho foi “avaliar a aplicação de uma Sequência Didática (SD) investigativa e contextualizada sobre os Insetos Transmissores de Doenças na Área Urbana em estudantes do ensino médio”. O mesmo foi desenvolvido com estudantes da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto dos Anjos, na cidade de Mari-PB. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com abordagem exploratória. A SD foi organizada em sete etapas que incluiu: 1- Levantamento do conhecimento prévio; 2- Aplicação do questionário pré-teste; 3- Busca de informações; 4- Aula expositiva e dialogada; 5- Aula de campo; 6- Compartilhamento do conhecimento; 7- Aplicação do pós-teste. Primeiramente foi aplicado um questionário pré-teste para sondar os conhecimentos prévios dos alunos. Em seguida, aulas expositivas e dialogadas com o objetivo de sistematizar os conhecimentos e sanar as dúvidas existentes através de questões norteadoras. Foi proposto que os estudantes fizessem pesquisa de campo em suas próprias casas, jardins, quintais, para possíveis observações de criadouros de insetos e a relação entre o lixo e as doenças. A partir daí os alunos formaram grupos de pesquisa para aprofundamento do tema e posteriormente apresentação dos resultados das pesquisas, que foi feita através do Google Meet (salientar que todo o processo ocorreu remotamente devido a pandemia da COVID-19) com o uso do Power Point. Também, como forma de verificar os conhecimentos apreendidos, foi utilizada a ferramenta PADLET, na qual os estudantes puderam responder questões acerca da temática trabalhada. Ao final foi realizado outro questionário (pós-teste), a fim de analisar a eficiência na aplicação da sequência didática e na apropriação dos conhecimentos propostos. Atividades foram realizadas individualmente e em grupo. Os resultados obtidos foram satisfatórios, analisando o pré-teste e o pós-teste pode-se verificar que houve aprendizagem significativa em várias questões, embora a questão sobre prevenção de doenças causadas pelo Aedes aegypti deva ser mais explorada. Em todas as etapas buscou-se estimular a participação dos estudantes, inserir metodologias diferenciadas, descobrir o lado investigativo e protagonista desses estudantes. Percebe-se que o uso de metodologias diferenciadas favorece a aprendizagem, a investigação e o protagonismo do estudante. Foi possível constatar uma maior motivação por partes dos estudantes durante a aplicação da SD. Como produto final, foi organizado um manual de SD com todos os passos e sugestões de uso de diferentes metodologias para que possa servir de modelo de recurso didático para que outros professores possam se guiar para gerar uma aprendizagem mais efetiva e prazerosa aos seus estudantes.
Abstract: The motivation is something that should be present in everyone's life, and it could not be different in the student's life and it is up to the teacher to offer a new way of teaching so that the student is motivated to learn, in this sense this research brought through an investigative proposal, to put the student as the center of learning and awaken in this, the motivation for it. The general objective of this work was to "evaluate the application of an investigative and contextualized Teaching Sequence (DS) about the Disease Carrying Insects in Urban Areas in high school students". It was developed with students of the 2nd grade of high school at the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto dos Anjos, in the city of Mari-PB. It is a qualitative-quantitative research, with an exploratory approach. The SD was organized in seven stages that included: 1- Survey of previous knowledge; 2- Application of the pre-test questionnaire; 3- Search for information; 4- Expositive and dialogued class; 5- Field class; 6- Knowledge sharing; 7- Post-test application. First, a pre-test questionnaire was applied to probe the students' previous knowledge. Next, there were expository classes and dialogues with the objective of systematizing the knowledge and solving existing doubts through guiding questions. It was proposed that the students do field research in their own homes, gardens, backyards, for possible observations of insect breeding sites and the relationship between garbage and diseases. From there, the students formed research groups to deepen the theme and then to present the results of the research, which was done through Google Meet (note that the whole process occurred remotely due to the COVID-19 pandemic) with the use of Power Point. The PADLET tool was also used, in which the students were able to answer questions about the theme. At the end another questionnaire (post-test) was carried out, in order to analyze the efficiency in the application of the didactic sequence and in the appropriation of the proposed knowledge. Activities were carried out individually and in groups. The results obtained were satisfactory, analyzing the pre-test and the post-test it can be seen that there was significant learning in several questions, although the question about the prevention of diseases caused by Aedes aegypti should be further explored. In all stages we tried to stimulate the participation of students, insert different methodologies, discover the investigative and protagonist side of these students. It was noticed that the use of differentiated methodologies favors learning, investigation, and the student's protagonism. It was possible to observe a greater motivation on the part of the students during the application of the SD. As a final product, a SD manual was organized with all the steps and suggestions for the use of different methodologies so that it can serve as a didactic resource model for other teachers to guide themselves in order to generate a more effective and enjoyable learning experience for their students.
Palavras-chave: Aulas expositivas dialogadas
Metodologias ativas
Ensino remoto
Ensino de biologia
Dialogued expository classes
Active methodologies
Remote teaching
Biology teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Biologia Molecular
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25002
Data do documento: 28-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GernecileneFerreiraAlves_Dissert.pdf3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons