Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25005
Tipo: TCC
Título: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DO BSC: PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DO MAPA ESTRATÉGICO NUMA LOJA DE ROUPAS DE MODA GESTANTE
Autor(es): Gonçalves, Aureliana de Assis da Silva.
Primeiro Orientador: Silva, Liane Márcia Freitas e
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de descrever a aplicação de um modelo de planejamento estratégico com base na aplicação da metodologia do Balanced Scorecard (BSC), que visa o alinhamento estratégico das organizações. O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia que, através da sua implantação e de suas perspectivas, proporciona a análise do desempenho das organizações e de seus processos, desde os clientes, aos processos internos e ao aprendizado e crescimento. BSC é considerado um modelo de gestão estratégica que surgiu para desmistificar a visão de que, para obter sucesso, um negócio precisa focar unicamente em indicadores financeiros e contábeis. Ao mesmo tempo, o BSC serve para definir estratégias e desenhar planejamentos de maneira muito mais abrangente. A base conceitual do mesmo, apresenta temas relacionados à área de planejamento estratégico foi realizada visita a uma empresa de varejo no ramo da moda gestante, para analisar seu processo de planejamento estratégico e sistema de medição de desempenho, de forma a auxiliar no desenvolvimento do modelo proposto. O modelo elaborado neste trabalho tem como objetivo propor uma estrutura para tomada de decisões, ajudando as empresas a definirem indicadores específicos, agrupados nas perspectivas do BSC. A metodologia aplicada na pesquisa foi estudo de caso, utilizando a pesquisa descritiva com uma abordagem qualitativa para o problema estudado em uma empresa do ramo da moda para gestantes, onde foram coletados os dados através de reuniões e entrevistas, além da observação das atividades da empresa. Observou- se quEste trabalho tem o objetivo de descrever a aplicação de um modelo de planejamento estratégico com base na aplicação da metodologia do Balanced Scorecard (BSC), que visa o alinhamento estratégico das organizações. O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia que, através da sua implantação e de suas perspectivas, proporciona a análise do desempenho das organizações e de seus processos, desde os clientes, aos processos internos e ao aprendizado e crescimento. BSC é considerado um modelo de gestão estratégica que surgiu para desmistificar a visão de que, para obter sucesso, um negócio precisa focar unicamente em indicadores financeiros e contábeis. Ao mesmo tempo, o BSC serve para definir estratégias e desenhar planejamentos de maneira muito mais abrangente. A base conceitual do mesmo, apresenta temas relacionados à área de planejamento estratégico foi realizada visita a uma empresa de varejo no ramo da moda gestante, para analisar seu processo de planejamento estratégico e sistema de medição de desempenho, de forma a auxiliar no desenvolvimento do modelo proposto. O modelo elaborado neste trabalho tem como objetivo propor uma estrutura para tomada de decisões, ajudando as empresas a definirem indicadores específicos, agrupados nas perspectivas do BSC. A metodologia aplicada na pesquisa foi estudo de caso, utilizando a pesquisa descritiva com uma abordagem qualitativa para o problema estudado em uma empresa do ramo da moda para gestantes, onde foram coletados os dados através de reuniões e entrevistas, além da observação das atividades da empresa. Observou- se que o BSC auxilia a empresa a transmitir a sua estratégia de uma forma simples e compreensível a todos. Além disso, contribuirá também para a melhoria no que diz respeito à gestão dos seus processos internos, ocasionando um bom relacionamento com os clientes, levando-a ao progresso em seu desempenho no mercado em que está inserida.e o BSC auxilia a empresa a transmitir a sua estratégia de uma forma simples e compreensível a todos. Além disso, contribuirá também para a melhoria no que diz respeito à gestão dos seus processos internos, ocasionando um bom relacionamento com os clientes, levando-a ao progresso em seu desempenho no mercado em que está inserida.
Abstract: This work has the objective to describe the application of a strategic planning model based on the application of the Balanced Scorecard (BSC) methodology which aims at the strategic alignment of organizations. The Balanced Scorecard (BSC) is a methodology that, through its implementation and its perspectives, provides the analysis of the performance of organizations and their processes, from customers to internal processes and learning and growth. BSC is considered a strategic management model that has emerged to demystify the view that to succeed, a business needs to focus solely on financial and accounting indicators. At the same time, BSC serves to define strategies and to design planning more comprehensive way. The conceptual basis of it, presents themes related to the area of strategic planning was made a visit to a retail company in the pregnant fashion industry, to analyze its strategic planning process and performance measurement system, in order to assist in the development of the proposed model. The model elaborated in this work aims to propose a structure for decision making, to help companies to define specific indicators, grouped in the perspectives of the BSC. The methodology applied in the research was a case study, using descriptive research with a qualitative approach to the problem studied in a fashion company for pregnant women, which data were collected through meetings and interviews, in addition to observing the company's activities. It was observed that BSC helps the company to transmit its strategy in a simple and understandable way to everyone. In addition, it will also contribute to the improvement with regard to the management of its internal processes, that will result a good relationship with customers, leading to progress in its performance in the job market in which it is inserted.
Palavras-chave: Balanced Scorecard
Estratégia Empresarial
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25005
Data do documento: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Aureliana de Assis da Silva Gonçalves Biblioteca (1).pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.