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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25025
Tipo: TCC
Título: Elaboração e estruturação de indicadores na gestão de um projeto OMNICHANNEL: Um estudo de caso em uma varejista carioca.
Autor(es): CORSO, Fernanda Clarice da Cunha Mesquita.
Primeiro Orientador: Oliveira, Jailson Ribeiro de
Resumo: O E-commerce absorveu grande parte do mercado varejista, e todo dia transforma a maneira de consumir. Com as constantes mudanças, a exigência do cliente aumenta proporcionalmente ao aumento da concorrência. Isso faz com que as varejistas estejam sempre acompanhando o mercado e focando na melhoria da experiência do consumidor. Enxergando essa necessidade, surgiu o Omnichannel, que integra o físico com o digital, transformando a venda multicanal e integrando diversas áreas da operação. Este estudo de caso busca demonstrar como elaborar e estruturar indicadores para a gestão estratégica de um projeto Omnichannel utilizando dados e aplicando análises em uma varejista carioca. As ferramentas utilizadas para manipulação de dados e gestão de indicadores são, respectivamente, o SQL e o Power BI. É importante ressaltar que este é um estudo com abordagem Quanti-Qualitativa, pois ao passo que utiliza dados estatísticos também necessita de percepções de natureza subjetiva para criação de visões gerenciais. Após a apresentação do estudo é possível compreender que cada passo dado no caminho de acompanhar o fluxo do pedido, com uma visualização de logística integrada, gera mais insights para criação de novos relatórios, tomadas de decisão e modificações no processo. Tudo isso gera melhoria no resultado final da empresa e mais confiança na operação realizada, impactando na experiência, e consequentemente retendo o cliente.
Abstract: E-commerce has been taking a large part of the retail market, and every day it transforms the way of consuming. With constant changes, customer demand increases in proportion to the increase in competition. This means that retailers are always following the market and focusing on improving the consumer experience. Seeing this need, Omnichannel emerged, which integrates the physical with the digital, transforming multichannel sales and integrating several areas of the operation. This case study seeks to demonstrate how to develop and structure indicators for the strategic management of an Omnichannel project using data and applying analysis in a Rio de Janeiro retailer. The tools used for data manipulation and indicator management are, respectively, SQL and Power BI. It is important to emphasize that this is a study with a Quanti-Qualitative approach, because while it uses statistical data, it also needs subjective perceptions to create managerial visions. After presenting the study, it is possible to understand that each step taken in the way of following the order flow, with an integrated logistics view, generates more insights for the creation of new reports, decision making and process modifications. All this generates an improvement in the company's final result and more confidence in the operation performed, impacting the experience, and consequently retaining the customer.
Palavras-chave: Gestão de indicadores
Omnichannel
E-commerce.
Varejo.
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25025
Data do documento: 11-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

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