Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25035
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza Filho, José Rivaldo Camilo de .-
dc.date.accessioned2022-10-16T20:39:24Z-
dc.date.available2022-10-17-
dc.date.available2022-10-16T20:39:24Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25035-
dc.description.abstractThis work aims to record the entire process to which the projects entered in the Sementes da Paraíba contest are subject, this registration takes place through the survey and organization of the stages of the contest, a survey that takes place through a semi-structured interview with the project coordinators. Its importance is given from the moment the contest was conceived, so there was no time for better structuring of the same, but this structuring has been happening year after year, when the project happens and eventual problems appear. The mapping and recording of this process will allow a visualization and at the same time possible interventions to make the progress of the process more effective, reducing the possibility of possible problems, also increasing, consequently, the credibility of the tender, since having access to the registration of the process the candidate will know the stages to which his project will be submitted. As a result, a flowchart will be shown in order to register in a visual way for a better understanding of the stages of the Contest that aims to encourage students in the areas of literature, mathematics and science. Through this study, it is possible to identify problems such as “manual” correction by project evaluators, the difficulty in knowing exactly the number of evaluators needed for evaluations. Identifying these problems is possible through the use of some tools such as correction platform in order to facilitate the evaluation. Through an area of production engineering called operational research, it is possible, with the use of mathematical modeling and simulation, to establish a more precise number of evaluators and provide security in relation to the number of evaluators needed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2022-10-16T20:39:24Z No. of bitstreams: 1 TCC José Rivaldo final.pdf: 2452438 bytes, checksum: 7243ba551b40f5ca02f566a07e450702 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-16T20:39:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC José Rivaldo final.pdf: 2452438 bytes, checksum: 7243ba551b40f5ca02f566a07e450702 (MD5) Previous issue date: 2022-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMapeamento de processos.pt_BR
dc.subjectMapa de fluxo.pt_BR
dc.titleA Relevância Do Mapa De Fluxo Dos Projetos No Concurso Educacional Sementes Da Paraíba.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Jaílson Ribeiro de-
dc.description.resumoEste trabalho tem a proposta de registrar todo o processo ao qual os projetos inscritos no concurso Sementes da Paraíba estão sujeitos, esse registro acontece através do levantamento e organização das etapas do concurso, levantamento esse que ocorre através da entrevista semiestruturada com os coordenadores do projeto. Sua importância dar-se a partir do momento em que o concurso foi concebido, de maneira que não houve tempo para melhor estruturação do mesmo, porém essa estruturação vem ocorrendo ano após ano, quando o projeto acontece e os eventuais problemas vão aparecendo. O mapeamento e o registro deste processo permitirão uma visualização e ao mesmo tempo possíveis intervenções para tornar o andamento do processo mais efetivo, diminuindo a possibilidade de eventuais problemas, aumentando também por consequência a credibilidade de concurso, uma vez que tendo acesso ao registro do processo o candidato irá conhecer as etapas ao qual seu projeto será submetido. Como resultado um fluxograma será mostrado a fim de registrar de maneira visual para melhor compreensão das etapas do Concurso que visa incentivar os alunos nas áreas de literatura, matemática e ciências. Através deste estudo é possível identificar problemáticas como a correção “manual” por parte dos avaliadores dos projetos, a dificuldade em saber com exatidão a quantidade de avaliadores necessária para as avaliações. Ao identificar essas problemáticas, é possível através do uso de algumas ferramentas como uma plataforma, a correção no intuito de facilitar a avaliação. Através de uma área da engenharia de produção chamada pesquisa operacional é possível com uso de modelagem matemática e simulação estabelecer uma quantidade de avaliadores mais precisa e dar segurança em relação a quantidade necessária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC José Rivaldo final.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.