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metadata.dc.type: TCC
Title: A influência das estratégias de marketing cultural na tomada de decisão do consumidor: um estudo de caso na Cobrás Imóveis Ltda
metadata.dc.creator: Queiroga, Elisa Ferreira de Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: SOARES NETO, João Batista
metadata.dc.contributor.referee1: BALDANZA, Renata Francisco
metadata.dc.contributor.referee2: ABREU, Nelsio Rodrigues de
metadata.dc.description.resumo: A necessidade de sobrevivência no mercado atual tem forçado as empresas a assumirem uma postura de atuação diferenciada, com o foco na qualidade de gestão e preocupação com a satisfação do consumidor. Assim, cresce o interesse em investimento em estratégias de marketing para utilizar de maneira eficiente os recursos destinados à política de emergência no mercado. A partir desse conhecimento, as empresas têm buscado aprimorar sua atuação, procurando maneiras de reforçar a imagem da empresa, agregar valor à marca, apresentar uma postura de responsabilidade para com a sociedade. Surge daí o interesse do estudo do trabalho, uma vez que é voltado para uma ferramenta de gestão ainda pouco utilizada, o marketing cultural. Este é caracterizado pelo patrocínio e investimento em cultura e eventos culturais com o intuito de beneficiar tanto a empresa investidora como a sociedade e artistas com o apoio e suporte. Desse modo, o trabalho abrange a percepção do consumidor de uma empresa: Cobrás Imóveis, quanto a influência que as estratégias de marketing cultural aplicadas na empresa podem assumir na tomada de decisão de compra do mesmo. Esta pesquisa foi realizada aplicando um questionário com os clientes e uma entrevista com um gerente da organização em estudo para identificar as estratégias utilizadas. Os resultados por sua vez apontam que os clientes consideram relevantes as ações de marketing cultural, o incentivo a cultura que a empresa aplica, visualizam e consideram a imagem, a agregação de valor à marca e a postura de comprometimento sociocultural da empresa, porém, foi detectado que este não é um fator determinante na tomada de decisão em si do consumidor.
Abstract: The need to survive in today's market has forced companies to take a stance of differentiated performance, with a focus on quality management and concern for customer satisfaction. Thus, the growing interest to invest in marketing strategies to efficiently utilize resources for political emergency in the market. From this knowledge, companies have sought to enhance this performance, looking for ways to improve the company's image, adding value to the brand, presenting a responsibility posture towards society. Surge the interest in the study of labor, since it is facing a management tool used poorly, cultural marketing. This is characterized by sponsorship and investment in culture and cultural events with the aim of benefiting both company and society as investor artists with their help and support. Thus, the work covers the consumer's perception of a company: Cobrás Imóveis, the influence that cultural marketing strategies applied in the company can take in the decision to purchase at the same. This research was conducted from a questionnaire with clients and an interview with a manager of the organization under study to identify used strategies. In turn the results suggest that customers consider important cultural marketing actions, encouraging the culture the company applies, and consider viewing the image, adding value to the brand and the attitude of commitment sociocultural company, however, it was detected that this is not a determining factor in the decision making of the consumer itself.
Keywords: SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR
MARKETING CULTURAL
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2505
Issue Date: 25-Oct-2012
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

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