Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25050Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Giulia Lena de. | - |
| dc.date.accessioned | 2022-10-16T22:22:07Z | - |
| dc.date.available | 2022-10-17 | - |
| dc.date.available | 2022-10-16T22:22:07Z | - |
| dc.date.issued | 2022-07-15 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25050 | - |
| dc.description.abstract | Education is essential in the evolution of an individual, because it is his preparation for living in society and his adult life. However, despite being something fundamental to human development, the quality of Brazilian educatin has been put up for discussion, especially when is about public schools. It is believed that there is a lack of public policies to improve teaching. The present work aims to develop a preliminary project of a kindergarten school, based on the Montessori method, in the city of Cabedelo (PB). Only 33.2% of children between 0 and 3 years old in the county attend school, while the Brazilin target is at least 50%. With regard the population between 4 and 5 years old, only 86.5% attend preschool, with the ideal reaching 100%. Therefore, inssues that there is a need to expand vacancies in early chilhood education, and greater incentives for the maintenance of existing teachings units. The Montessori’s method presents itself as an alternative way of educating, because it directs the individual to realize their own place in society. Unkike conventional methods which the teacher directly conducts education, Montessori presents a form that is based on the child’s autonomy in an architectural space prepared for learning in a playful way, which is essential for the child’s development. For the theoretical basis, bibliographic research was carried out through scientific articles, books, monographs, legislation, master’s dissertations and doctoral theses. Then, there was a focus on the Montessori methodology, which served as a basis for the project, having as an investigation the biography of the creator of the method and its architectural and pedagogical foundations. Subsequently, related projects were analyzed, and the preliminary study was carried out, and the design guidelines and the architectural party were elaborated. The school presented was able to provide flexible teaching environments and an efficient integration. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2022-10-16T22:22:07Z No. of bitstreams: 1 TCC_GIULIA LENA DE OLIVEIRA_2022.pdf: 57411413 bytes, checksum: e2eba1ee0b4109a12aed313727b04e8b (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-16T22:22:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_GIULIA LENA DE OLIVEIRA_2022.pdf: 57411413 bytes, checksum: e2eba1ee0b4109a12aed313727b04e8b (MD5) Previous issue date: 2022-07-15 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil, | pt_BR |
| dc.subject | Arquitetura Escolar | pt_BR |
| dc.subject | Método Montessori, | pt_BR |
| dc.title | Escola Infantil Montessori na cidade de Cabedelo (PB) | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Vidal, Wylnna | - |
| dc.description.resumo | A educação é essencial na evolução de um indivíduo, pois é sua preparação para o convivio em sociedade e sua vida adulta. Entretanto, apesar de ser algo fundamental ao desenvolvimento humano, a qualidade da educação brasileira tem sido colocada em discussão, principalmente quando se trata de escolas públicas. Acredita-se que há carência de políticas públicas para melhoria do ensino. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um anteprojeto de uma escola de ensino infantil, que tenha como base o método Montessori, na cidade de Cabedelo (PB). Apenas 33,2% das crianças entre 0 a 3 anos do município frequentam a escola, enquanto a meta brasileira é de pelo menos 50%. No que diz a respeito da população entre 4 e 5 anos, apenas 86,5% frequentam a pré-escola, tendo como ideal atingir 100%. Dessa forma, verifica-se que há necessidade ampliar as vagas no ensino infantil, além de maiores incentivos para manutenção das unidades de ensino existentes. O método Montessori se apresenta como uma maneira alternativa de educar, pois direciona o indivíduo a perceber seu lugar na sociedade. Diferentemente dos métodos convencionais em que o professor conduz de forma direta a educação, Montessori apresenta uma forma que se baseia na autonomia da criança em um espaço arquitetônico preparado para aprendizagem de forma lúdica, que se mostra essencial para o desenvolvimento da criança. Para o embasamento teórico, foi realizado pesquisa bibliográfica, isto é, através de artigos científicos, livros, monografias, legislações, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Em seguida, houve um enfoque na metodologia Montessori, que serviu como base para o projeto, tendo como investigação a biografia da criadora do método e dos seus fundamentos arquitetônicos e pedagógicos. Posteriormente se analisou projetos correlatos, e se realizou o estudo prelimitar, e elaborou- se as diretrizes projetuais e o partido arquitetônico. A escola apresentada conseguiu proporcionar ambientes de ensino flexíveis e com uma eficiente integração com espaços verdes através de esquadrias móveis. Além de ter proporcionado ambientes lúdicos e atrativos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_GIULIA LENA DE OLIVEIRA_2022.pdf | 56,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
