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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2507
Tipo: TCC
Título: Estudo das motivações hedônicas de consumo
Autor(es): Souza, Érica de Vasconcelos
Primeiro Orientador: Pinheiro, Nadja Valéria
Resumo: Satisfazer as necessidades e desejos dos clientes é um dos propósitos das organizações. Porém, em função da profusão de produtos e serviços a preços similares - decorrentes da globalização - apenas obterá vantagem competitiva aquela empresa que estiver apta a satisfazer as necessidades e desejos de seus clientes da forma mais hedônica possível. Neste sentido, o presente estudo busca verificar os fatores que proporcionam motivações hedônicas de consumo, tomando-se como referência as categorias propostas por Arnold e Reynolds (2003). Para tal, foi conduzido um levantamento de caráter exploratório-descritivo com 213 consumidoras. Os resultados apontam para fortes índices de motivações hedônicas, principalmente nas categorias compra como representação, valor da compra, compra por aventura e compra por gratificação, respectivamente. Enquanto isso, as categorias compra por ideia e compra social foram pouco mencionadas, demonstrando que as respondentes possuem pouco interesse nesse tipo de experiência de consumo. Neste contexto, apesar de as consumidoras entenderem o ato de ir às compras como algo prazeroso e divertido, ressaltam o critério utilitário dessa atividade, corroborando os achados de Jones, Reynolds e Arnols (2006) que mencionam que uma compra pode proporcionar tanto experiências utilitárias quanto hedônicas.
Abstract: Satisfying client's needs and desires is one of the purposes of the organizations. However, due to services and product's profusion to similar prices - as a result of globalization - that factory which is able to satisfy its customers needs and desires' in the most hedonic way will be the only to obtain competitive advantage. So, this study aims to verify the factors who guides to hedonic consumption motivations, taking as reference Arnold and Reynolds‟ categories (2003). To reach this point, it was made a study with a exploratory-descriptive character composed by 213 female consumers. The results point to strong levels of hedonic motivations, especially in categories of representation, value of shopping, adventuring shopping and gratification shopping, respectively. Meanwhile, the categories shopping for ideas and social shopping were less mentioned, showing the consumers had few interests in this kind of shopping experience. In this context, in spite of consumers understand the act of going to shop as something good and funny, it shows the utilitarian aspect of the activity, confirming Jones , Reynolds and Arnols‟ (2006) findings who says that shopping has utilitarian and hedonic experiences.
Palavras-chave: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR
SERVIÇO AO CLIENTE
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2507
Data do documento: 12-Abr-2013
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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