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Tipo: TCC
Título: Reconhecimento de palavras e rendimento escolar: uma avaliação psicopedagógica em escolares do 5° ano
Autor(es): Silva, Déborah Kallyne Santos da
Primeiro Orientador: Barbosa, Adriana de Andrade Gaião e
Resumo: Para a aquisição da leitura são necessárias determinadas habilidades como reconhecimento de palavras, memória, consciência fonológica, compreensão, em consenso com alguns mecanismos biológicos. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a habilidade de reconhecimento de palavras frente ao rendimento escolar de estudantes. Especificamente, pretende-se a) avaliar a decodificação de palavras isoladas; b) classificar o desempenho dos escolares em decodificação de palavras; c) verificar as estratégias de leitura utilizadas pelos escolares; e d) verificar se há correlação entre reconhecimento de palavras e rendimento escolar em Língua Portuguesa. Contou-se com a participação de 44 alunos do 5o Ano do Ensino Fundamental – 1o Ciclo, de três escolas municipais na cidade Lagoa de Dentro-PB, com idades variando entre 09 a 16 anos (m= 11,73; dp= 1,86), sendo a maioria do sexo masculino (56,8%). Para a realização desta pesquisa foi utilizado como instrumento o Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP) de Seabra e Capovilla (2010). Encontrou-se os seguintes resultados da amostra total: 13,6% dos participantes estão Muito Abaixo da média esperada; 36,3% estão Abaixo e 50,1% estão na Média, sugerindo uma possível dificuldade na rota lexical de leitura. Desta forma, a estratégia logográfica estabelecida, a alfabética parcialmente e a ortográfica iniciando desenvolvimento. A correlação entre o escore total do TCLPP e o Rendimento Escolar foi positiva e significativa (r = 0,59; p< 0,001). Os dados desta pesquisa colaboram para traçar um projeto de intervenção voltado à construção de estratégias que visem o desenvolvimento da rota lexical nos infantes.
Abstract: To acquire certain skills are required reading as word recognition, memory, attention, phonological awareness, understanding, in agreement with some biological mechanisms. This research has as main objective to analyze the recognition ability of words across the academic performance of students. Specifically, it is intended to a) evaluate the decoding individual words; b) classify the performance of students in decoding words; c) check the reading strategies used by school; d) check for correlations between word recognition and school performance in Portuguese. Counted on the participation of 44 students of the 5th year of elementary school - 1st cycle, three municipal schools in the city Within-PB Lagoon, aged between 09-16 years (mean = 11.73, SD = 1, 86), the majority were male (56.8%). For this research was used as a tool the Reading Competence Test of words and pseudo words (RCT) of Seabra and Capovilla (2010). It was found the following of the total sample results: 13.6% of respondents are much below the expected average; Below are 36.3% and 50.1% are in the Middle, which shows a very high percentage and disturbing of infants who have difficulty in word recognition and reflecting on reading problems, adding that corresponds to a total of 49.9 % of participants below or much below the expected level for the 5th year. Data from this study collaborate to map an intervention project aimed at building strategies aimed at developing the lexical route in infants.
Palavras-chave: Leitura
Rendimento escolar
Avaliação psicopedagógica
Psicopedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2510
Data do documento: 24-Nov-2015
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

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