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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25104
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Joao Wagney Pereira dos.-
dc.date.accessioned2022-10-19T16:39:35Z-
dc.date.available2022-10-19-
dc.date.available2022-10-19T16:39:35Z-
dc.date.issued2020-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25104-
dc.description.abstractIn the Castelo Branco quarter, in João Pessoa, Paraíba, two slopes that are located on the margins of kilometer 19 of BR-230/PB suffer with the advance of erosive processes and recurring mass movements, due to an insufficient drainage system and the lack of engineering solutions that promote stabilization to the massif, which would prevent the occurrence of new landslides and mitigate the effects of mass movements in the region. In order to come up with a containment solution that could be adopted by de public administration to stop these slopes’ degradation process, in this study, were performed: a survey of available information about the mass movements historic and interventions in slopes; a topographic survey of the area assisted by drones and already existing projects; field and laboratory tests; and slope stability analysis. As a result of the research, it was possible to verify that, in the area, landslides occur mainly in April, May and June, which coincides with the period of greatest rainfall in the city. From the tests, it was found that the slope soil is mainly composed of sand, which makes it highly susceptible to the occurrence of erosive processes. The stability analysis, in turn, enabled the identification of critical sources along the analyzed section, in which the execution of processes must be a priority. It was found that there is a project to adapt the highway, being executed by the National Transport Infrastructure Department, in which solutions are presented for the slopes studied in this work, which contemplate the slope restoration of one of the slopes and which will lead to the removal of some residences in the nearby communities. In order to allow the permanence of these residences, in view of the direct and indirect costs associated with expropriation, and to reduce the volume of earthmoving, a proposal for an alternative solution was elaborated by a hybrid solution in anchored retaining walls and compacted landfill, complemented by removal of medium and large trees, planting of vetiver grass on the slopes’ face, execution of foot and top channels and use of barbicans.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2022-10-19T16:39:35Z No. of bitstreams: 1 2) TCC-Estudo_sobre_solucoes_de_contencoes_para_taludes_instaveis.pdf: 25768426 bytes, checksum: 00430c6e33051cfcdb1edf0f5463dcf8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-19T16:39:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2) TCC-Estudo_sobre_solucoes_de_contencoes_para_taludes_instaveis.pdf: 25768426 bytes, checksum: 00430c6e33051cfcdb1edf0f5463dcf8 (MD5) Previous issue date: 2020-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTaludespt_BR
dc.subjectErosãopt_BR
dc.subjectMovimentos de massapt_BR
dc.subjectContençõespt_BR
dc.titleEstudo sobre soluções de contenções para taludes instáveispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Fábio Lopes-
dc.description.resumoNo bairro Castelo Branco, em João Pessoa, na Paraíba, dois taludes localizados às margens do quilômetro 19 da BR-230/PB sofrem com o avanço de processos erosivos e movimentos de massa recorrentes, em decorrência de um sistema de drenagem insuficiente, e da ausência de soluções de engenharia que venham a promover a estabilização do maciço, prevenindo a ocorrência de novos deslizamentos e mitigando os efeitos oriundos desses movimentos na região. Com o intuito de propor uma solução de contenção que possa ser adotada pelo poder público para estacionar o processo de degradação desses taludes, no presente trabalho, foram realizados: o levantamento de informações disponíveis acerca do histórico de ocorrências de movimentos de massa e de intervenções nos taludes; o levantamento topográfico da área com o auxílio de drones e a partir de projetos existentes; ensaios de campo e laboratório; e análises de estabilidade dos taludes. Como resultado do levantamento de informações, foi possível verificar que deslizamentos na região ocorrem principalmente nos meses de abril, maio e junho, coincidindo com o período em que são registradas as maiores precipitações no município. A partir dos ensaios, verificou-se que o solo dos taludes é composto majoritariamente por areia, o que os torna altamente suscetíveis a ocorrência de processos erosivos. As análises de estabilidade, por sua vez, possibilitaram a identificação de seções críticas ao longo do trecho analisado, nas quais a realização de intervenções deve ser prioritária. Verificou-se que existe um projeto de adequação da rodovia em execução pelo DNIT, no qual são apresentadas soluções para os taludes objetos de estudo desse trabalho, que contemplam o retaludamento de um dos taludes e que levarão à remoção de algumas residências nas comunidades próximas. Com o intuito de possibilitar a permanência dessas residências, haja vista os custos diretos e indiretos associados à desapropriação, e reduzir os volumes de movimentação de terra, foi elaborada uma proposta de solução alternativa composta por uma solução híbrida em cortina atirantada e aterro compactado, complementada pela remoção de árvores de médio e grande porte, plantio de capim vetiver na face dos taludes, execução de canaletas de pé e topo e utilização de barbacãs.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

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