Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2512
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGama, Deisybertha Alves da Silva-
dc.date.accessioned2017-10-02T10:48:26Z-
dc.date.available2015-12-14-
dc.date.available2017-10-02T10:48:26Z-
dc.date.issued2015-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2512-
dc.description.abstractPhonological awareness appears to be fundamental for proficient reading, it consists in the ability to target, manipulate and reflect on the sounds of speech, such ability will develop the extent to which the child is becoming more aware of the words, syllables and phonemes. Thus, the objectives of this research was to identify advances in player performance after training of phonological awareness, assess player performance phonological awareness, and intervene in phonological awareness skills. It is a case study of a female child, which was based on quantitative data analysis. The results showed a decrease of the difficulties of the child in relation to reading, thus revealing advances. So it turns out that the phonological awareness training has significant impact on the lives of schoolchildren in towards reading.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-02T10:48:26Z No. of bitstreams: 1 DASG14122015.pdf: 3114066 bytes, checksum: a2aa9fef146444ab95c11e9749bafec2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-02T10:48:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DASG14122015.pdf: 3114066 bytes, checksum: a2aa9fef146444ab95c11e9749bafec2 (MD5) Previous issue date: 2015-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectDificuldade de leiturapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleTreino da consciência fonológica frente as dificuldades de leitura: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2458875511918628pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Adriana de Andrade Gaião e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8334055605623871pt_BR
dc.description.resumoA consciência fonológica mostra-se fundamental para uma leitura proficiente, ela consiste na habilidade de segmentar, manipular e refletir acerca dos sons da fala, tal habilidade vai se desenvolvendo a medida em que a criança for se tornando mais consciente em relação as palavras, sílabas e fonemas. Deste modo, os objetivos da presente pesquisa foi identificar avanços no desempenho leitor após o treino da consciência fonológica, avaliar o desempenho leitor, a consciência fonológica e intervir nas habilidades de consciência fonológica. Trata-se de um estudo de caso clínico com uma criança do sexo feminino, que se baseou na análise quantitativa dos dados. Os resultados mostraram uma diminuição das dificuldades da criança em relação a leitura, revelando assim avanços. Portanto, verifica-se que o treino da consciência fonológica traz resultados significativos para a vida dos escolares em relação a leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DASG14122015.pdf3,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.