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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2514Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Barbosa, Lucineide Lima | - |
| dc.creator | Souza, Maria Eliane de | - |
| dc.date.accessioned | 2017-10-02T13:15:16Z | - |
| dc.date.available | 2017-08-17 | - |
| dc.date.available | 2017-10-02T13:15:16Z | - |
| dc.date.issued | 2016-02-02 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2514 | - |
| dc.description.abstract | The objective of this monograph is to discuss the working conditions of the teachers who work in the EJA Segment I in the Municipal and State Teaching Networks of João Pessoa / PB, in the light of professional teaching as a condition for the exercise of professional assignments Autonomous in the face of the dilemmas and contradictions present in their work space. The motivation to carry out such study was due to the contrasts regarding the working conditions of the teachers in the schools of these two teaching networks, which were perceived by us during the practical part related to the disciplines Supervised Stage III, IV and V. To give consistency to the elements discussed, we present both the contributions of authors who debate about the teaching profession, such as Tardif (2008) and Contreras (2002), and the analysis about the Curriculum Guidelines of the two teaching networks. In order to understand the context in which Youth and Adult Education (Segment I) occurs in these teaching networks, we use qualitative research to cover the perspectives of teachers regarding the working conditions that are being submitted, among other aspects, Such as the fact that the teachers of the Municipal Network have presented a higher education than the teachers of the State Network, or that most of these teachers have been working as teachers for more than 10 years. Thus, the subjects dealt with in this work are not intended to inform only, but to provide a reflection on the problems within the scope of the EJA in schools in the capital of Paraíba | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-02T13:15:16Z No. of bitstreams: 1 LLB17082017.pdf: 1543592 bytes, checksum: 6626f70a9d9fd61f5092111bb4f6fbc4 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-02T13:15:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LLB17082017.pdf: 1543592 bytes, checksum: 6626f70a9d9fd61f5092111bb4f6fbc4 (MD5) Previous issue date: 2016-02-02 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Trabalho - docente | pt_BR |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Profissionalidade docente | pt_BR |
| dc.title | Condições de trabalho na educação de jovens e adultos: um estudo em torno da profissionalidade dos/as professores/as atuantes no segmento I(ciclo I e II da EJA), das redes de ensino municipal e estadual em João Pessoa/PB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Calaça, Suelidia Maria | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9270682218307104 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A presente monografia tem como objetivo discutir as condições de trabalho dos docentes que exercem suas atividades no Segmento I da EJA nas Redes de Ensino Municipal e Estadual de João Pessoa/PB, à luz da profissionalidade docente como condicionante para o exercício das atribuições profissionais de forma autônoma diante dos dilemas e contradições presentes no seu espaço de trabalho. A motivação para realizar tal estudo se deu por conta dos contrastes quanto às condições de trabalho dos/as docentes em escolas dessas duas redes de ensino, os quais foram percebidos por nós durante a realização da parte prática referente às disciplinas Estágio Supervisionado III, IV e V. Para dar consistência aos elementos abordados apresentamos tanto as contribuições de autores que debatem sobre a profissão docente, como Tardif (2008) e Contreras (2002), quanto a análise acerca das Diretrizes Curriculares das duas redes de ensino. Com o intuito de conhecer o contexto em que ocorre a Educação de Jovens e Adultos (Segmento I) nestas redes de ensino, recorremos à pesquisa qualitativa para abranger as perspectivas dos professores com relação às condições de trabalho que estão sendo submetidos, entre outros aspectos, como o fato de as docentes da Rede Municipal terem apresentado uma formação mais elevada que a dos/as docentes da Rede Estadual, ou que a maioria desses/as docentes já trabalha como professor/a há mais de 10 anos. Dessa forma, os assuntos tratados neste trabalho não têm o objetivo de informar apenas, mas de proporcionar uma reflexão em torno dos problemas no âmbito da EJA em escolas da capital paraibana. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LLB17082017.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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