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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2514
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Lucineide Lima-
dc.creatorSouza, Maria Eliane de-
dc.date.accessioned2017-10-02T13:15:16Z-
dc.date.available2017-08-17-
dc.date.available2017-10-02T13:15:16Z-
dc.date.issued2016-02-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2514-
dc.description.abstractThe objective of this monograph is to discuss the working conditions of the teachers who work in the EJA Segment I in the Municipal and State Teaching Networks of João Pessoa / PB, in the light of professional teaching as a condition for the exercise of professional assignments Autonomous in the face of the dilemmas and contradictions present in their work space. The motivation to carry out such study was due to the contrasts regarding the working conditions of the teachers in the schools of these two teaching networks, which were perceived by us during the practical part related to the disciplines Supervised Stage III, IV and V. To give consistency to the elements discussed, we present both the contributions of authors who debate about the teaching profession, such as Tardif (2008) and Contreras (2002), and the analysis about the Curriculum Guidelines of the two teaching networks. In order to understand the context in which Youth and Adult Education (Segment I) occurs in these teaching networks, we use qualitative research to cover the perspectives of teachers regarding the working conditions that are being submitted, among other aspects, Such as the fact that the teachers of the Municipal Network have presented a higher education than the teachers of the State Network, or that most of these teachers have been working as teachers for more than 10 years. Thus, the subjects dealt with in this work are not intended to inform only, but to provide a reflection on the problems within the scope of the EJA in schools in the capital of Paraíbapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-02T13:15:16Z No. of bitstreams: 1 LLB17082017.pdf: 1543592 bytes, checksum: 6626f70a9d9fd61f5092111bb4f6fbc4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-02T13:15:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LLB17082017.pdf: 1543592 bytes, checksum: 6626f70a9d9fd61f5092111bb4f6fbc4 (MD5) Previous issue date: 2016-02-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTrabalho - docentept_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectProfissionalidade docentept_BR
dc.titleCondições de trabalho na educação de jovens e adultos: um estudo em torno da profissionalidade dos/as professores/as atuantes no segmento I(ciclo I e II da EJA), das redes de ensino municipal e estadual em João Pessoa/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Calaça, Suelidia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9270682218307104pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo discutir as condições de trabalho dos docentes que exercem suas atividades no Segmento I da EJA nas Redes de Ensino Municipal e Estadual de João Pessoa/PB, à luz da profissionalidade docente como condicionante para o exercício das atribuições profissionais de forma autônoma diante dos dilemas e contradições presentes no seu espaço de trabalho. A motivação para realizar tal estudo se deu por conta dos contrastes quanto às condições de trabalho dos/as docentes em escolas dessas duas redes de ensino, os quais foram percebidos por nós durante a realização da parte prática referente às disciplinas Estágio Supervisionado III, IV e V. Para dar consistência aos elementos abordados apresentamos tanto as contribuições de autores que debatem sobre a profissão docente, como Tardif (2008) e Contreras (2002), quanto a análise acerca das Diretrizes Curriculares das duas redes de ensino. Com o intuito de conhecer o contexto em que ocorre a Educação de Jovens e Adultos (Segmento I) nestas redes de ensino, recorremos à pesquisa qualitativa para abranger as perspectivas dos professores com relação às condições de trabalho que estão sendo submetidos, entre outros aspectos, como o fato de as docentes da Rede Municipal terem apresentado uma formação mais elevada que a dos/as docentes da Rede Estadual, ou que a maioria desses/as docentes já trabalha como professor/a há mais de 10 anos. Dessa forma, os assuntos tratados neste trabalho não têm o objetivo de informar apenas, mas de proporcionar uma reflexão em torno dos problemas no âmbito da EJA em escolas da capital paraibana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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