Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2515
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAssis, Eveline Maciel de-
dc.creatorRibeiro, Lavínia Nayara Barbosa Matias-
dc.date.accessioned2017-10-02T14:07:45Z-
dc.date.available2017-09-15-
dc.date.available2017-10-02T14:07:45Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2515-
dc.description.abstractBody movement is an essential practice for the integral development of the child. The realization of the corporal movement in the Infantile Education must be reconciled with the physical, psychological, intellectual and social aspects of the child. Therefore, this study aimed to verify how the movement is present in the pedagogical practice of the teachers of Early Childhood Education, besides emphasizing the importance of the corporal movement in the development of the children. The work is qualitative and was carried out in a Child Education Institution in the city of João Pessoa with children from 2 to 5 years of age, through observations and informal conversation with the teachers of the respective classes: Maternal I, Maternal II and Pre I. To give us support, we did some reading with authors who investigated the subject, namely: Sarmento, Furlan, Iza and Mello, Tosatto, among others. In the work carried out, we noticed that the teachers of the researched CREI have experience of working with the children, but they lack the knowledge of how to work educational activities with Movement and, therefore, prioritize the maintenance of children in situation of Non-Movement. Such practices of keeping children quiet and silent reveal the conceptions of the child and the movement of the teachers, indicating the urgency of reformulating the processes and courses of initial and continuing training of teachers of Early Childhood Education, as well as the improvement of working conditions for care And the education of young children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-02T14:07:45Z No. of bitstreams: 1 EMA15092017.pdf: 1401537 bytes, checksum: c6d9a3a7790d7e2f05d28db7505e14ba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-02T14:07:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EMA15092017.pdf: 1401537 bytes, checksum: c6d9a3a7790d7e2f05d28db7505e14ba (MD5) Previous issue date: 2017-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMovimento corporalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleO movimento corporal na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Nádia Jane de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1466972724477965pt_BR
dc.description.resumoO movimento corporal é uma prática essencial para o desenvolvimento integral da criança. A realização do movimento corporal na Educação Infantil deve ser conciliada com os aspectos físico, psicológico, intelectual e social da criança. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo verificar como o movimento está presente na prática pedagógica da Educação Infantil, além de ressaltar a importância do movimento corporal no desenvolvimento das crianças. O trabalho é de cunho qualitativo e foi realizado em uma Instituição de Educação Infantil na cidade de João Pessoa com crianças de 2 a 5 anos de idade, através de observações e conversa informa com as professoras das respectivas turmas: Maternal I, Maternal II e Pré I. Para nos dar suporte, fizemos algumas leituras com autores que investigaram sobre a temática, a saber: Sarmento, Furlan, Iza e Mello, Tosatto, entre outros. No trabalho realizado, percebemos que as professoras do CREI investigado têm experiência de trabalho com as crianças, mas falta-lhes o conhecimento de como trabalhar atividades educativas com Movimento e, portanto, priorizam a manutenção das crianças em situação de Não-Movimento. Tais práticas de manter as crianças quietas e caladas revelam as concepções de criança e movimento das professoras, indicando a urgência de reformulação dos processos e cursos de formação inicial e continuada de professoras de Educação Infantil, bem como a melhoria das condições de trabalho para o cuidado e a educação de crianças pequenas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMA15092017.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.