Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Helena Francis Cardoso da-
dc.date.accessioned2017-10-02T14:49:43Z-
dc.date.available2017-06-13-
dc.date.available2017-10-02T14:49:43Z-
dc.date.issued2016-01-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2516-
dc.description.abstractThe present work speaks of reading in early childhood education, where begins the construction of future readers. The material chosen for the construction of the work were the HQS (comic books) for being an excellent instrument, with its characters and their fun stories that assist in the awakening of interest in children. The comics bring an enormous diversity of reading, and as reading in early childhood education have to be worked out gradually, the teacher as mediator of this reading have to start it by creating a bond with the children so they will awaken in children the principle that interest in reading. A survey of some teachers of early childhood education who report the importance of working the comics in the classroom with also created a project of reading in the classroom using the comics, called reading wheel where the participation of the child in this moment is of extreme importance, because this is where the child begins to develop some of your skills as, for example, learn to listen and work your imagination. On a more specific read stories to children broadens their knowledge of words, including those used to speak and retell the stories. The experience that passes from person to person is the source that uses all the narrators. The time of reading allows the construction of a new group identity already being crafted in group together will make new discoveries. The teacher as mediator to enter this universe with the child will make this moment even more pleasurable, because the imagination of both create wonderful opportunities for you to be stimulated and crafted reading to read to a child we contribute to a good language development and socialization. A read performed with love, with will and pleasure provides a wonderful time ideal to form children listeners and future readers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-02T14:49:43Z No. of bitstreams: 1 HFCS13062017.pdf: 906220 bytes, checksum: 6e6e76339f62254da490510b14fa218c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-02T14:49:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HFCS13062017.pdf: 906220 bytes, checksum: 6e6e76339f62254da490510b14fa218c (MD5) Previous issue date: 2016-01-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectGibis - leiturapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.titleHistória em quadrinhos na educação infantil: uma experiência de leitura com crianças de 4 e 5 anospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Maria Claurênia Abreu de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7511004575120088pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho fala da leitura na Educação Infantil, onde começa a construção de futuros leitores. O material escolhido para a construção do trabalho foram as HQS (histórias em quadrinhos) por ser um excelente instrumento, com seus personagens e suas divertidas histórias que auxiliam no despertar do interesse nas crianças. As histórias em quadrinhos trazem uma enorme diversidade de leitura, e como a leitura na Educação infantil tem que ser trabalhada aos poucos, o professor como mediador dessa leitura tem que inicia-la criando um vínculo afetivo com as crianças para que assim venha a despertar nas crianças o princípio desse interesse na leitura. Foi realizada uma pesquisa com alguns professores da educação infantil que relatam a importância de trabalhar as histórias em quadrinhos em sala de aula com também criamos um projeto de leitura em sala de aula usando as histórias em quadrinhos, chamado roda de leitura onde a participação da criança nesse momento é de extrema importância, pois é nesse momento que a criança começa a desenvolver algumas de suas habilidades como, por exemplo, aprendem a ouvir e trabalhar seu imaginário. Em um plano mais especifico ler histórias para as crianças amplia seus conhecimentos de palavras inclusive as usadas para falar e recontar as histórias. A experiência que passa de pessoa para pessoa é a fonte que recorre todos os narradores. O momento da leitura possibilita a construção de uma nova identidade grupal já que está sendo trabalhada em grupo onde juntos iram fazer novas descobertas. O professor como mediador ao entrar nesse universo com a criança vai tornar esse momento ainda mais prazeroso, pois a imaginação de ambos criam oportunidades maravilhosas para que seja estimulada e trabalhada a leitura, pois ao ler para uma criança contribuímos para um bom desenvolvimento da linguagem e a socialização em grupo. Uma leitura realizada com amor, com vontade e prazer proporciona um momento maravilhoso ideal para formar crianças ouvintes e futuros leitores críticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HFCS13062017.pdf884,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.