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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25177
Tipo: Dissertação
Título: Modelo de crenças em saúde e a automedicação: uma análise de marketing social
Autor(es): Tomei Neto, Dante
Primeiro Orientador: Barboza, Stephanie Ingrid Souza
Resumo: A escalada de mortes sem precedentes no âmbito da Pandemia por SarS-CoV-2 no Brasil tem chamado atenção de vários atores envolvidos e despertado práticas em toda a população, com o objetivo de se proteger ou curar, ainda que sem fundamentos, como a automedicação. A prática da automedicação já costuma fazer parte do dia a dia da população, mas no contexto da Pandemia de Covid-19 estes números cresceram mais ainda e se tornaram alarmantes, culminando em reações adversas surpreendentes e mostrando assim, os temidos efeitos do uso de medicamentos sem prescrição médica adequada. Neste âmbito, o marketing social analisa estas práticas e pode contribuir positivamente para a mudança destes comportamentos, agindo diretamente nas comunidades a partir de suas ferramentas. O objetivo deste trabalho é analisar através do Modelo de Crenças em Saúde como as práticas de automedicação acontecem entre profissionais da saúde e leigos. O MCS analisa os hábitos relacionados à saúde que podem fazer com que os indivíduos adotem ou abandonem comportamentos saudáveis. Esta pesquisa, a partir de uma abordagem exploratória e qualitativa, abordou através de entrevistas os fatores que estão relacionados à percepção de gravidade, susceptibilidade, benefícios e barreiras para a prática da automedicação, ligando aos estímulos para mudança de hábitos e a capacidade dos indivíduos de realizarem adequadamente. Os resultados indicaram a confiança nos profissionais de saúde e o nível de informação dos indivíduos nos medicamentos para a tomada de decisão como fatores chave para manter ou mudar o comportamento.
Abstract: The unprecedented escalation of deaths in the context of the SarS-CoV-2 Pandemic in Brazil has drawn the attention of many involved and aroused practices throughout the population, with the aim of protecting or curing, even if unfounded, such as self-medication. The practice of self-medication is often part of the population's day, but in the context of the Covid-19 Pandemic these numbers have grown even more and are alarming, culminating in surprising adverse reactions and thus showing the effects of using medication without an adequate medical prescription. In this context, Social Marketing analyzes these practices and can positively contribute to changing this behavior, acting directly in communities using its tools. The objective of this work is to analyze, through the Health Belief Model, how self-medication practices take place between health professionals and lay people. HBM analyzes health-related habits that can cause the criteria to adopt or abandon healthy behaviors. This research, from an exploratory and qualitative approach, addressed through the factors that are related to the perception of severity, susceptibility, benefits and barriers to the practice of self-medication, linking to cue for action in habits and capacity of requirements to perform. The results indicated the trust in health professionals and the level of information of those involved in the medication for decision-making as the key to maintaining or changing behavior.
Palavras-chave: Marketing social
Automedicação
Modelo de crenças em saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gestão Pública
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25177
Data do documento: 30-Set-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional

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