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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2519
Tipo: TCC
Título: Internet Banking: análise dos condicionantes da adoção e permanência
Autor(es): Nóbrega, Josineide Nunes
Primeiro Orientador: COSTA, Francisco José da
Resumo: A presente monografia tem como objetivo fazer um levantamento empírico para analisar os preditores do uso e não uso do Internet Banking – considerado o canal de atendimento bancário alternativo que mais cresceu a partir dos anos 2010. A pesquisa buscou fazer uma relação das variáveis representativas que podem influenciar ao processo de aceitação ou não do serviço de Internet Banking, tendo como constructos de base a confiança, a motivação, a satisfação e a intenção de uso do indivíduo. A pesquisa foi do tipo descritiva com um enfoque quantitativo, o intuito foi testar as hipóteses. A análise dos dados tratou de responder a todas as hipóteses da pesquisa, que foram testadas utilizando técnicas de previsão. No primeiro momento tratamos de validar os constructos, através de análises fatoriais e no segundo momento calculamos os impactos das variáveis através de análise de regressão. Os resultados indicaram que a intenção de usar Internet Banking está ligada, primeiramente, à confiança que os clientes atribuem ao site da instituição financeira e à utilidade que esses sites conseguem atender. Observou-se também que o relacionamento do cliente com o banco físico tem pouca influência na intenção de usar o Internet Banking.
Abstract: The present study aims to make an empirical survey to analyze the predictors of use and no use of Internet Banking – considered the alternative banking service channel with fastest growing in the 2010’s years. The objective was to make a list of representative variables that can influence the process of accepting or not the Internet Banking service, having as constructs the confidence, motivation, satisfaction and use intention selected and analyzed. The research was of descriptive type with a quantitative approach, with the aim of testing some hypotheses emerged from the literature. The analysis attempted to answer all the research hypotheses, which were tested using forecasting techniques. At the first moment we tried to validate the constructs through factor analysis and after we calculated the impacts of the variables through regression analysis. The results indicated that the intention to use Internet banking is primarily linked to the trust of customers at the website of the financial institution and the usefulness of these sites can present. We also concluded that the customer relationship with the physical bank has little influence on the intention of using the internet banking.
Palavras-chave: INTERNET
SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR
SERVIÇO AO CLIENTE
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
MARKETING DE RELACIONAMENTO
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2519
Data do documento: 25-Fev-2015
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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