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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25193
Tipo: Dissertação
Título: Discriminação contra pessoas cegas: o papel da percepção de ameaça e do preconceito
Autor(es): Santos, Francisca Ádila dos
Primeiro Orientador: Torres, Ana Raquel Rosas
Resumo: Pessoas com deficiência carregam estigmas negativos desde as sociedades mais primitivas. Com a eminência dos direitos humanos e da norma antipreconceito nas sociedades democráticas, a expressão da discriminação tem se tornado mais insidiosa. Isto ocorre porque as pessoas passaram a usar justificações que dissimulam a natureza preconceituoso de suas ações, como a ideia de que a mera existência da pessoa-alvo dessas ações representa uma ameaça social. Analisamos esse fenômeno num conjunto de estudos sobre a influência da ameaça intergrupal na discriminação contra pessoas cegas e questionamos se o preconceito contra cegos modera essa influência. Para tanto, realizamos três estudos experimentais no qual manipulamos a ameaça intergrupal (condição de saliência da ameaça vs. ameaça não saliente) em uma situação fictícia de seleção de candidatos (com cegueira vs. não cegos) no contexto universitário (Estudo 1); e de recursos (favoráveis às pessoas cegas vs. aos não cegas) a serem aplicados na educação (Estudos 2 e 3). No Estudo 1 (N= 182), testamos as nossas hipóteses numa amostra de estudantes matriculados em Universidades Federais brasileiras. No Estudo 2 (N=121), replicamos o procedimento em uma amostra de professores da educação básica. No Estudo 3 (N=234), expandimos os resultados encontrados para uma amostra de estudantes matriculados em diferentes modalidades de ensino. Os resultados obtidos nos três estudos evidenciaram que a ameaça representada pela mera saliência da presença de pressas cegas influencia comportamentos discriminatórios em relação aos estudantes cegos e, de modo mais importante, que esse efeito ocorre apenas nos participantes que mais fortemente expressaram o preconceito. Nos participantes que manifestaram preconceito em menores proporções, a saliência da ameaça não exerceu influência significativa na discriminação. São discutidas as implicações da discriminação contra as pessoas cegas, especificamente no contexto educacional, bem como a importância da redução do preconceito como meio de minimizar a discriminação que ocorre como resposta à ameaça.
Abstract: People with disabilities have carried negative stigmas since the most primitive societies. However, with the eminence of human rights and the anti-prejudice norm in democratic societies, the expression of discrimination has become subtler. This happens because people have begun to use justifications that disguise the prejudiced nature of their actions, such as the idea that the very existence of the target of those actions is a social threat. We examined this phenomenon in a set of studies on the influence of intergroup threat on discrimination against visually impaired people and wondered whether prejudice towards this group moderates such an influence. To this end, we carried out three experimental studies in which we manipulated intergroup threat (threat salience condition vs. non-salient threat) in a fictitious applicant selection situation (visually impaired vs. non-visually impaired) in a college context (Study 1); and resources (favorable to visually impaired people vs. non-visually impaired people) to be used in education (Studies 2 and 3). In Study 1 (N = 182), we tested our hypotheses on a sample of students enrolled in Brazilian federal universities. In Study 2 (N = 121), we repeated the procedure on a sample of elementary school teachers. In Study 3 (N = 234), we extended the results found to a sample of students enrolled in different educational programs. The results obtained in the three studies showed that the threat represented by the mere presence of the visually impaired influences discriminatory behavior toward visually impaired students and, more importantly, that this effect occurs only among participants who are high in prejudice. Among participants who expressed prejudice to a lesser degree, threat familiarity did not significantly influence discrimination. The effects of discrimination against visually impaired individuals are discussed, particularly in the educational context, as well as the importance of reducing prejudice to minimize discrimination that occurs in response to the threat.
Palavras-chave: Deficiência
Percepção de ameaça
Preconceito
Discriminação
Disability
Threat perception
Prejudice
Discrimination
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Tipo de Acesso: Acesso embargado
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25193
Data do documento: 28-Mar-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social

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