Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25206
Tipo: | Dissertação |
Título: | Musicalizando digitalmente: uma alternativa pedagógica em tempos de pandemia |
Autor(es): | Bezerra, Igor de Tarso Maracajá |
Primeiro Orientador: | Beltrame, Juciane Araldi |
Resumo: | Esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender as principais dimensões educacionais e tecnológicas que envolvem uma ação pedagógico-musical desenvolvida em ambiente digital com crianças do 1º ano do ensino fundamental. Para isto, uma pesquisa-ação foi realizada com o intuito de desenvolver um processo investigativo que possibilitaria a contribuição para a prática pedagógica pessoal e para a propagação das reflexões acerca desta experiência através da difusão do conhecimento científico. O campo empírico foi formado por quatro turmas do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola de ensino privado da cidade de João Pessoa – PB, na qual eu atuo como professor de música há cinco anos. As aulas ocorreram de forma remota em pleno isolamento social provocado pela pandemia do COVID-19. Observou-se que apesar da produção crescente na área das tecnologias e educação musical pouco se produziu até então para o público infantil. Através de um levantamento dos textos publicados na revista da ABEM 2020, nos Anais do Congresso da ANPPOM e nos Anais dos Encontros Regionais da ABEM 2020, apenas neste último foram encontrados trabalhos que possuíam temática semelhante à desta pesquisa. Para tanto, foi feito um mapeamento nos Anais dos Encontros Regionais da ABEM 2020, onde foram selecionados textos que possuíam temas aproximados ao desta pesquisa. Esse mapeamento possibilitou traçar um panorama do que a área da Educação Musical produziu a respeito do tema em meio à pandemia. Após análise e categorização dos dados, os resultados obtidos apontaram para uma positiva experiência de aula de música em ambiente virtual, embora além dos pontos positivos e contribuições encontradas, algumas limitações foram observadas. Destaca-se o envolvimento e interesse dos alunos pelos jogos virtuais, utilizados como recurso pedagógico. Além disso, a pesquisa trouxe contribuições de âmbito pedagógico para minha experiência enquanto professor e pode auxiliar colegas que busquem subsidiar suas práticas na pesquisa acadêmica. |
Abstract: | This study aimed to understand how contemporary digital technologies may be worked from a pedagogic action, which encourages musical creation experiences in remote classes with 1st-year elementary school children. Action research was carried out to develop an investigative process that would enable the contribution to personal pedagogical practice and the propagation of reflections about this experience through the dissemination of scientific knowledge. The empirical field was formed by four 1st-year elementary school classes at a private school in the city of João Pessoa – PB, where I have been working as a music teacher for five years. The classes took place remotely during social isolation caused by the COVID-19 pandemic. Despite the growing production in technology and music education, little has been produced for children. A survey of the texts published in the Journal of ABEM 2020 (in the Annals of the Congress of ANPPOM and the Annals of Regional Meetings of ABEM 2020) was performed. Only in the last one studies that had similarities with this theme were found. Additionally, mapping in the Annals of the Regional Meetings of ABEM 2020 was performed to select studies with themes like this research. This mapping allowed to draw an overview of the Music Education production on the theme during the pandemic. Data were analyzed and categorized. Results obtained demonstrated a positive experience of music classes in the virtual environment, although some limitations. The involvement and interest of students in virtual games, used as a pedagogical resource, are noteworthy. This research also produced pedagogical contributions to my experience as a music teacher and may help colleagues who seek to support their practices in academic research. |
Palavras-chave: | Educação musical e tecnologias Ensino remoto infantil Pandemia do COVID 19 Music education and technologies Children's remote teaching COVID pandemic 19 |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Música |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25206 |
Data do documento: | 18-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ÍgorDeTarsoMaracajáBezerra_Dissert.pdf | 2,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons