Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25214
Tipo: Tese
Título: O desempenho físico, técnico, tático e mental de jovens jogadores de futebol segundo a posição e seu efeito sobre o status na equipe
Autor(es): Pfeiffer, Patrick Alan de Souza
Primeiro Orientador: Batista, Gilmário Ricarte
Primeiro Coorientador: Nakamura, Fábio Yuzo
Resumo: Introdução: No futebol de alto rendimento, além das qualidades físicas, técnicas e psicológicas dos jogadores, a competência de tomar as decisões tácticas corretas, e de traduzi-las em ações, está se tornando cada vez mais importante para que seja alcançado um bom resultado nos jogos. Além da grande disputa contra outras equipes, a concorrência dentro do próprio time por uma vaga no elenco titular é constante, ainda mais nas categorias de base, nas quais os jogadores têm que provar a todo momento seu talento. As oportunidades por vezes são poucas e o status de titular ou reserva na equipe pode ser determinante para o atleta chegar ou não ao futuro no nível profissional. Objetivo: Detectar as diferenças entre jogadores titulares (JT) e reservas (JR) em relação aos fatores individuais físicos, técnicos, psicológicos e táticos. Adicionalmente, foram determinados os perfis dos jogadores segundo seu posicionamento em campo. Metodologia: Participaram do estudo 40 atletas sub-19 (18 e 19 anos), das categorias de base de 2 clubes de futebol federados, que passaram por testes físicos, técnicos, psicológicos e de inteligência tática. Durante 5 dias consecutivos, a coleta de dados foi realizada de maneira aguda em um campo de futebol, com o levantamento de medidas antropométricas no 1º dia, testes físicos (30-15 Intermittent Fitness Test, Illinois Test, Teste de Velocidade de 30m e Jump Test) no 2º e 3º dia, testes técnicos (drible, passe e precisão de chute) no 4º dia e, no 5º dia, a aplicação do teste psicológico Psychological Skills Inventory for SportsYouth version–Short Form juntamente com o teste de inteligência tática TaticUp. A análise dos dados foi feita por meio do SPSS – 20.0 e, para cada objetivo da pesquisa, utilizou-se uma análise correspondente: um teste-t e uma regressão logística para o artigo 1, uma ANOVA unifatorial para o artigo 2. Resultados Artigo 1: Os JT apresentaram melhores resultados para os fatores táticos e mentais em relação aos JR (P<0,05). Já para os fatores físicos e técnicos, não houve diferença entre os grupos. Resultados Artigo 2: De maneira geral, apresentaram-se diferenças entre as demandas físicas, táticas e técnicas de acordo com as posições. Todavia, essas diferenças não se mostraram significativas (P>0,05), exceto para o indicador drible (P<0,05; eta2=0,17). Conclusão: De acordo com a nossa hipótese, os fatores do modelo explicam de forma significativa o status do jogador na equipe. Entretanto, eles não se relacionam com a posição no campo dos jogadores, o que indica uma influência de outras variáveis exógenas que não fizeram parte do estudo. Espera-se que os achados da pesquisa possam contribuir para nortear treinadores e comissões técnicas em metodologias de treinamento no intuito de melhorar a formação de jovens jogadores de futebol.
Abstract: Introduction: In high-performance soccer, in addition to the players' physical, technical and psychological qualities, the competence to make the right tactical decisions, and to translate them into actions, is becoming increasingly important for achieving good results in matches. Aside from the tough rivalry with other teams, the competition within the team itself for a place in the starting line-up is constant, even more so in the youth ranks, where players must prove their talent all the time. The opportunities are sometimes scarce, and the status of first choice or reserve player in the team can be a key determinant of whether the athlete will have a future at the professional level. Objective: To detect the differences between first choice (FCP) and reserve (RP) players in terms of individual physical, technical, psychological and tactical factors. Additionally, player profiles were determined according to their field position and the correlations between components of performance. Methodology: Forty under-19 athletes (18 and 19 years old) from the youth categories of two federated soccer clubs participated in the study. They underwent physical, technical, psychological and tactical intelligence tests. For five consecutive days, data collection was carried out in a concentrated manner on a soccer field, with anthropometric measurements on day 1, physical tests (30-15 Intermittent Fitness Test, Illinois Test, 30m Speed Test, and Jump Test) on day 2 and 3, technical tests (dribbling, passing and kicking accuracy) on day 4, and, on day 5, the application of the psychological test Psychological Skills Inventory for SportsYouth version-Short Form along with the TaticUp tactical intelligence test. Data analysis was performed using SPSS - 20.0. For each research objective, a corresponding analysis was used: a t-test and a logistic regression for article 1, a one-way ANOVA for article 2. Results Article 1: The ST presented better results for the tactical and mental factors than the RP (P<0.05). There was no difference between the groups for the physical and technical factors. Results Article 2: In general, there were differences between the physical, tactical and technical demands according to the positions. However, these differences were not significant (P>0.05), except for the indicator dribbling (P<0.05; eta2=0.17). Conclusion: According to our hypothesis, the factors in the model significantly explain the status of the player in the team. However, they are not related to the players position on the field, which indicates an influence of other exogenous variables that were not part of the study. It is hoped that the findings of this research may contribute to guiding coaches and technical committees in training methodologies with a view to improve the training of young football players.
RESUMEN. Introducción: En el fútbol de alto rendimiento, además de las cualidades físicas, técnicas y psicológicas de los jugadores, la capacidad de tomar las decisiones tácticas correctas, y de traducirlas en acciones, es cada vez más importante para conseguir un buen resultado en los partidos. Además de la gran competencia contra otros equipos, la competencia por un puesto en la alineación titular es constante, más aún en los equipos juveniles, donde los jugadores tienen que demostrar su talento todo el tiempo. A veces, las oportunidades son escasas y la condición de titular o de reserva en el equipo puede ser determinante para que el deportista alcance o no el futuro a nivel profesional. Objetivo: Detectar las diferencias entre los titulares (JT) y los suplentes (JR) en relación con los factores físicos, técnicos, psicológicos y tácticos individuales. Además, los perfiles de los jugadores se determinaron según su posición en el campo. Metodología: Participaron en el estudio 40 deportistas sub-19 (18 y 19 años), pertenecientes a las categorías base de dos clubes de fútbol federados, que fueron sometidos a pruebas de inteligencia física, técnica, psicológica y táctica. Durante 5 días consecutivos, la recogida de datos se llevó a cabo de forma aguda en un campo de fútbol, con la realización de medidas antropométricas el primer día, pruebas físicas (Test de Aptitud Intermitente 30-15, Test de Illinois, Test de Velocidad 30m y Test de Salto) el segundo y tercer día, pruebas técnicas (regate, pase y precisión de tiro) el cuarto día y, el quinto día, la aplicación del test psicológico Psychological Skills Inventory for SportsYouth version-Short Form junto con el test de inteligencia táctica TaticUp. El análisis de los datos se hizo con el SPSS - 20.0 y, para cada objetivo de la investigación, se utilizó un análisis correspondiente: una prueba t y una regresión logística para el artículo 1, un ANOVA de un factor para el artículo 2. Resultados Artículo 1: El TG mostró mejores resultados para los factores tácticos y mentales en relación con el WR (P<0,05). En cuanto a los factores físicos y técnicos, no hubo diferencias entre los grupos. Resultados Artículo 2: En general, hubo diferencias entre las exigencias físicas, tácticas y técnicas según las posiciones. Sin embargo, estas diferencias no fueron significativas (P>0,05), excepto para el indicador de regateo (P<0,05; eta2=0,17). Conclusión: Según nuestra hipótesis, los factores del modelo explican significativamente la situación del jugador en el equipo. Sin embargo, no están relacionados con la posición en el campo de los jugadores, lo que indica una influencia de otras variables exógenas que no formaron parte del estudio. Se espera que los resultados de la investigación puedan contribuir a orientar a los entrenadores y a las comisiones técnicas en las metodologías de entrenamiento para mejorar la formación de los jóvenes futbolistas.
Palavras-chave: Esportes coletivos
Tomada de decisão
Titulares
Reservas
Capacidades
Team sports
Decision making
First choice
Reserves
Competence
Deportes de equipo
Toma de decisiones
Titulares
Reservas
Habilidades
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Programa: Programa Associado de Pós Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25214
Data do documento: 31-Ago-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PatrickAlanDeSouzaPfeiffer_Tese.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons