Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25218
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A escrita de si como prática de mediação cultural: registros de memória e identidade nas redes sociais do Quinteto da Paraíba
Título(s) alternativo(s): Self Writing as cultural mediation practice: records of memory and identity on Quinteto da Paraíba Social
La escritura de sí como práctica de mediación cultural: registros de memoria e identidad en las redes sociales del Quinteto da Paraíba
Autor(es): Souza, Ana Claudia Medeiros de
Oliveira, Bernardina Maria Juvenal Freire de
Resumo: Introdução: Trata-se de um fragmento da pesquisa que teve como objeto de estudo os itens documentais advindos da produção musical do Quinteto da Paraíba. Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar como a escrita de si favorece a mediação cultural dos aspectos identitários e memorialísticos representativos do Quinteto da Paraíba a partir dos vestígios disponíveis nos dispositivos de comunicação da web social. Metodologia: Se configura como pesquisa documental de natureza qualitativa e está fundamentada nos aspectos conceituais da Escrita de si, da Mediação cultural, da Memória e da Identidade, uma vez que entende-se nesta pesquisa a escrita de si como prática seletiva da produção de si e dos objetos materiais que constituem a memória de seu produtor. Resultados: Nos dados levantados foram analisadas informações das práticas musicais do Quinteto da Paraíba divulgadas no site do Grupo e nas suas redes sociais, como Facebook e Instagram. Conclusões: Conclui-se que as redes sociais do Quinteto da Paraíba se configuram como dispositivos que registram práticas de escrita de si na contemporaneidade e de mediação cultural do Grupo ao apresentar seus traços memorialísticos e identitários. Tais dispositivos transparecem a produção musical do Quinteto da Paraíba em tempo real, aumentam as possibilidades de divulgação da agenda de concertos, registram fatos significativos para constituição da memória do Grupo, portanto, sua autoimagem, a qual está alinhada aos traços identitários do Nordeste brasileiro.
Abstract: Introduction: It is a fragment of the research that had as object of study the documentary items arising from the musical production of Quinteto da Paraiba. Objective: This research aimed to analyze how the self-writing favors the cultural mediation of the identity and memorialistic aspects representative of the Quinteto da Paraíba from the traces available in communication devices of the social web. Methodology: It is configured as documentary research of a qualitative nature and is based on the conceptual aspects of self-writing, of the cultural Mediation, of Memory and Identity, since in this research it is understood the self-writing as a selective practice of the self- production and the material objects that constitute the memory of its producer. Results: The data collected analyzed information on the musical practices of Quinteto da Paraíba published on the Group's website and on its social media, such as Facebook and Instagram. Conclusions: It is concluded that the social media of Quinteto da Paraíba are configured as devices that register practices of self-writing in the contemporary and cultural mediation of the Group when presenting its memorialistic and identity traces. Such devices translate the musical production of the Quinteto da Paraíba in real time, increase the possibilities of disseminating the concert schedule, register significant facts for the constitution of the Group's memory, therefore, its self-image, which is aligned with the identity traits of Northeast Brazil.
Introducción: Este es un fragmento de la investigación que tuvo como objeto de estudio los elementos documentales derivados de la producción musical del Quinteto da Paraíba. Objetivo: Esta investigación tuvo como objetivo analizar cómo la escritura de sí favorece la mediación cultural de la identidad y los aspectos conmemorativos representativos de Quinteto da Paraíba a partir de los vestigios disponibles en los dispositivos de comunicación de la web social. Metodología: Se configura como investigación documental de naturaleza cualitativa y se basa en los aspectos conceptuales de la escritura de sí, de la Mediación cultural, de la Memoria y de la Identidad, ya que en esta investigación se entiende la escritura de sí como una práctica selectiva de la producción del yo, y los objetos materiales que constituyen la memoria de su productor. Resultados: En los datos recopilados, se analizó información sobre las prácticas musicales de Quinteto da Paraíba, publicada en el sitio web del Grupo y en sus redes sociales, como Facebook e Instagram. Conclusiones: Se concluye que las redes sociales de Quinteto da Paraíba están configuradas como dispositivos que registran prácticas de auto escritura en la mediación contemporánea y cultural del Grupo al presentar sus rasgos conmemorativos e identitarios. Dichos dispositivos traducen la producción musical del Quinteto da Paraíba en tiempo real, aumentan las posibilidades de diseminar la agenda del concierto, registran hechos significativos para la constitución de la memoria del Grupo, por lo tanto, su propia imagen, que está alineada con los rasgos de identidad del nordeste de Brasil.
Palavras-chave: Escrita de si
Mediação cultural
Dispositivos de comunicação
Memória
Identidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Identificador DOI: 10.5433/2317-4390.2020v9n2p20
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25218
Data do documento: 18-Nov-2020
Aparece nas coleções:Informação, Memória, Cultura e Patrimônio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A escrita de si como prática de mediação cultural registros de memória....pdf763,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons