Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2522
metadata.dc.type: TCC
Title: Planejamento estratégico em pequenos negócios: análise de uma empresa de decoração de festas
metadata.dc.creator: Lima, José Marcio Gomes Cavalcanti Leite de
metadata.dc.contributor.advisor1: COELHO, Ana Lúcia de Araújo Lima
metadata.dc.contributor.referee1: SANCHES, Paula Luciana Bruschi
metadata.dc.description.resumo: Atualmente, as organizações buscam vantagens sobre os seus concorrentes para se manterem firmes no mercado. O planejamento estratégico é o processo gerencial de melhoria, correção que visa criar ou modificar situações futuras, com objetivos de aperfeiçoar a relação da empresa com o mercado. O planejamento estratégico na estrutura organizacional estabelece a orientação das ações da empresa em relação ao mercado, visando obter os objetivos e metas propostos pela empresa. O presente estudo tem como tema central analisar a importância da prática do planejamento estratégico no desenvolvimento de uma empresa do ramo de decoração de festas. Trata-se de um estudo descritivo qualitativo, o qual procurou, mediante o planejamento estratégico, definir os meios pelo qual irá implantar a estratégia, envolvendo uma análise estrutural da empresa, identificando fatores críticos de sucesso, forças e limitações internas, além de sua relação com o meio ambiente, no intuito de melhor alcançar seus objetivos organizacionais e diferenciar-se dos concorrentes. Ficou demonstrado que, mediante a análise do planejamento estratégico estabelecido na empresa em estudo, foram levantadas questões relevantes para a permanência da empresa no mercado.
Abstract: Nowadays, the organizations are seeking advantages over their competitors to stand themselves firmly in the market. Strategic planning is the management process of improvement and correction that aims to create or modify future situations, in order to improve the company's relationship with the market. Strategic planning in the organizational structure establishes the direction of the company's shares from the market in order to obtain the objectives and goals proposed by the company. This study is focused on analyzing the importance of the practice of strategic planning in the development of a parties decor company. This is a qualitative descriptive study, which aimed through strategic planning, to define the means to implement the strategy, involving a structural analysis of the company, identifying critical success factors, internal strengths and limitations, and their relationship with the environment, in order to better achieve their organizational goals and differentiate themselves from competitors. It was demonstrated that, by analyzing the established strategic planning in the company under study, relevant issues were raised to the permanence of the company in the market.
Keywords: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2522
Issue Date: 19-Feb-2015
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JMGCLL02102017.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons