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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Marcelo de Carvalho-
dc.date.accessioned2017-10-02T18:44:42Z-
dc.date.available2013-04-16-
dc.date.available2017-10-02T18:44:42Z-
dc.date.issued2013-04-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2524-
dc.description.abstractTRABALHO NÃO POSSUI ABSTRACTpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-10-02T18:44:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MCC02102017.pdf: 1157235 bytes, checksum: 947e527114e21a96d61aa07efd63b617 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMARKETING ESTRATÉGICOpt_BR
dc.subjectMARKETING FARMACÊUTICOpt_BR
dc.subjectMERCADO FARMACÊUTICOpt_BR
dc.titleA percepção médica sobre a propaganda farmacêutica da Takeda Pharma na cidade de Fortaleza-CEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Nadja Valéria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705643T4pt_BR
dc.description.resumoA cada ano, o mercado farmacêutico enfrenta um crescimento acirrado da concorrência, sendo necessárias estratégias de marketing que façam a diferença para seus clientes. A indústria farmacêutica investe em sua força de vendas no contato direto com o médico, por meio de visitação, na qual a propaganda farmacêutica é colocada em pratica, e é através dela que os médicos passam a conhecer melhor os medicamentos comercializados pela indústria, o que aumenta as chances de que a prescrição destes se torne mais frequente. Este trabalho aborda a estruturação do mercado farmacêutico, e as práticas de marketing usadas pelos laboratórios em geral, entre eles a Takeda Pharma, tendo como objetivo a avaliação da propaganda farmacêutica através da visão dos médicos, que neste caso, são visitados pelo representante da empresa Takeda Pharma, Oportunamente foi avaliado o material utilizado na divulgação dos medicamentos e a influencia do representante e seu desempenho técnico na prescrição médica. Entendendo que o trabalho desenvolvido pelo representante envolve o composto de marketing, logo a fundamentação teórica aborda as estratégias dentro deste composto, tendo como alguns dos principais referenciais os autores CHURCHILL (2000), KOTLER (2006), MCKENNA (1992), LAMB JR (2004), STONE (2001). A metodologia utilizada envolve os procedimentos indicados para uma analise teórico-empírica, com trabalho de campo, no qual se utilizou a base de dados do painel de cadastro médico do representante, retirando do mesmo uma amostra de 60 médicos, o que representa 40% do total cadastrado. Com o intuito de alcançar o objetivo deste trabalho, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas. Os resultados mostraram que, os médicos consideram a propaganda farmacêutica importante para o conhecimento de novos produtos e uma forma eficaz de recordar as marcas existentes no mercado e entender melhor seus diferenciais, tendo influencia relativa na conduta prescritiva do médico. A pesquisa constatou que o médico relaciona o representante ao medicamento, o que também influencia na conduta prescritiva, no entanto o resultado mostra que existe a necessidade de avaliar melhor alguns materiais de divulgação por parte dos laboratórios, que por muitas vezes entregam estudos com pouca relevância científica e informações repetitivas e desatualizadas em relação aos medicamentos. Outro ponto observado na pesquisa foi a falta de “preparo” técnico de alguns representantes, o que torna a propaganda cansativa, tendo impacto negativo na prescrição do medicamento. Ainda segundo os resultados obtidos, os materiais de marketing utilizados pela Takeda Pharma estão dentro daquilo que os médicos consideram aceitáveis e de relevância científica em sua maioria. Portanto a propaganda farmacêutica associada a um profissional com conhecimento técnico é considerado, segundo os médicos entrevistados, um fator importante dentro do processo de atualização médica em relação aos medicamentos tendo um forte impacto na prescrição dos mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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