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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25291
Tipo: TCC
Título: As aprendizagens durante a produção de materiais audiovisuais para o meio digital e os novos olhares sobre os recitais de conclusão de curso.
Título(s) alternativo(s): Learning during the production of audiovisual materials for the digital environment and new views on the completion of course recitals.
Autor(es): Costa, Isis Queiroga de Oliveira
Primeiro Orientador: Beltrame, Juciane Araldi
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso visa aproximar as reflexões sobre as Práticas Interpretativas e a Educação Musical às práticas de produção e autoprodução musical e de materiais audiovisuais para o meio digital, motivadas pela realização de Recitais de Conclusão de Curso das graduações em Música (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal da Paraíba, durante a pandemia de Covid-19. O contexto analisado passou por adaptações ao modelo de ensino remoto emergencial, transportando as apresentações presenciais e ao vivo, para transmissões e vídeos gravados, hospedados em plataformas digitais. Enquanto os concluintes aguardavam um documento oficial que direcionasse a realização desta atividade, materiais foram produzidos, em formatos e com recursos distintos. Cerca de um ano e meio depois do início do isolamento social foi publicada uma resolução de caráter provisório, indicando quatro formatos de vídeos, em exibições síncronas ou assíncronas, para execução dos recitais. A produção do recital em material audiovisual intitulado Múltiplas Isis, realizado pela pesquisadora, configura o objeto de análise, através da narrativa das aprendizagens durante o processo de produção, registradas enquanto um Memorial de Formação. Sobre esta perspectiva, o trabalho se direciona a investigar os de produção de materiais audiovisuais e seus impactos no estudo-aprendizagem da prática musical e vocal. Mais especificamente, se objetiva conhecer as resoluções para elaboração e execução de Recitais de Conclusão de Curso na UFPB, com foco nos processos de realização online de recitais na perspectiva de ensino remoto emergencial; investigar os processos de autoprodução musical, gravação e edição de materiais audiovisuais para o meio digital e suas relações com o estudo de repertório e performance; e refletir sobre novas concepções e impactos das práticas de produção à educação musical e as estruturas curriculares das graduações em Música. Foi possível perceber, através da análise do memorial, que os processos de autoprodução vivenciados configuraram ferramentas pedagógicas para o estudo prático musical e vocal, com foco no desenvolvimento de repertórios e performances. Destacaram-se aprendizagens nos aspectos musicais, vocais, interpretativos, técnicos de gravação, edição e mixagem. Relacionando com os trabalhos encontrados, descobriu-se que a internet e as mídias digitais assumem cada vez mais papel formativo, compondo um espaço de interação de materiais e conhecimentos. Já as trajetórias formativas de músicos perpassam situações e espaços de aprendizagem diversificados, não se detendo apenas a universidade, visto que estes vivenciam práticas de autoaprendizagem e em algum momento buscam por profissionalização. Assim, através dos resultados e reflexões desta pesquisa, foi possível apontar para novas concepções de performance e ensino-aprendizagem, e possibilidades relacionadas às estruturas curriculares dos cursos de graduação em Música, como também considerar além da produção de apresentações ao vivo, a possibilidade de produção de outros formatos de materiais, válidos para avaliação dos pares, mas também úteis para divulgação do estudante concluinte enquanto profissional na área.
Abstract: This course conclusion work aims to bring the reflections on Interpretive Practices and Music Education closer to the practices of musical production and self-production and audiovisual materials for the digital environment, motivated by the realization of Course Conclusion Recitals of graduations in Music (Music Education and Bachelor's Degree) from the Federal University of Paraíba, during the Covid-19 pandemic. The analyzed context underwent adaptations to the emergency remote teaching model, transporting in-person and live presentations to broadcasts and recorded videos, hosted on digital platforms. While the graduates were waiting for an official document that would guide the realization of this activity, materials were produced, in different formats and with different resources. About a year and a half after the beginning of social isolation a resolution was published, of a provisional nature, indicating four video formats, in synchronous or asynchronous exhibitions, for the performance of recitals. The production of the recital in audiovisual material entitled Múltiplas Isis, performed by the researcher, configures the object of analysis, through the narrative of the learning during the production process, noted as a Memorial of Formation. From this perspective, the work is directed to investigate the production processes of audiovisual materials and their impacts on the study-learning of musical practice. More specifically, it aims to know the resolutions for the elaboration and execution of Course Conclusion Recitals, focusing on the processes of conducting online recitals in the perspective of emergency remote teaching; use recital production Múltiplas Isis as an experience report and object of analysis for the research theme; to investigate the processes of musical self-production, recording and editing of audiovisual materials for the digital media as resources for study of repertoire and performance; to reflect on new conceptions and impacts of Course Conclusion Recitals and applications of the materials produced as a mechanism for disseminating the professional's work. It was possible to perceive, through the of the formative memorial, that the experienced self-production processes are applied as a pedagogical tool for the practical musical study, focusing on the development of repertoires and performances. Learning in musical, vocal, interpretive, recording, editing and mixing techniques stood out. Relating to the works found, it was discovered that the internet and digital media increasingly assume a formative role, configuring a space for interaction of materials and knowledge. On the other hand, the formative trajectories of musicians permeate diverse situations and learning spaces, not only stopping at the university, where they experience self-taught practices and at some point seek professionalization. Thus, through the results and reflections of this research, it was possible to point to new conceptions of performance and teaching-learning, applicable to the curricular structures of undergraduate courses in Music, as well as to consider, in addition to the production of live performances, the possibility of producing other formats of materials, valid for evaluating the bank but also useful for dissemination of the graduating student as a professional in the area.
Palavras-chave: Educação musical
Recitais - Conclusão de curso
Produção musical - Home studio
Estudo musical - Aprendizagem
Ensino remoto emergencial
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Musical
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25291
Data do documento: 21-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

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