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Tipo: TCC
Título: CURSOS DE ANATOMIA POR ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA: EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES
Autor(es): BARBOSA, MARIANNE VIEIRA ARAGÃO
Primeiro Orientador: Medeiros, Amira Rose Costa
Resumo: A pandemia imposta pelo coronavírus em 2020 exigiu das Universidades, por todo o mundo, uma readaptação em seus métodos pedagógicos. Deste modo, as cursos de Anatomia Humana da Universidade Federal da Paraíba migraram suas atividades para o formato online, e docentes e estudantes da área da saúde vivenciaram um período de transição entre o ensino presencial e remoto. O presente trabalho visou averiguar a experiência de estudantes de cursos opcionais de Anatomia da UFPB, oferecidos na modalidade remota, durante a pandemia da COVID-19. Para isto, desejou-se descrever o perfil sociodemográfico dos alunos no contexto pandêmico, suas condições de acesso à internet e adaptação ao ambiente virtual de aprendizagem (Moodle); assim como analisar as características de acesso à internet e à plataforma Moodle de acordo com o perfil sociodemográfico dos participantes e o impacto das condições de internet e localidade no aproveitamento dos cursos remotos. A amostra foi composta por 140 estudantes, 76,4% do sexo feminino, com mediana de idade de 21 anos, 50,7% foi proveniente de cidades com até 500 mil habitantes, 43,5% possuíam uma renda familiar maior ou igual a 4 salários mínimos. Uma parcela considerável (47,1%) dos estudantes relatou dificuldades para acesso à internet durante a pandemia. Renda familiar esteve associada a dificuldades no acesso à internet. Mesmo tendo internet fixa em sua residência, boa parte dos estudantes (59,3%) dividia a rede com quatro ou mais pessoas. A avaliação da qualidade da internet nas aulas assíncronas foi melhor que nas aulas síncronas. Renda e local de domicílio influenciaram na avaliação da qualidade da internet nas aulas assíncronas e síncronas. Mesmo não tendo sido utilizada previamente pelos estudantes, o Moodle foi de fácil adaptação (94,3) e os estudantes, em sua maioria, indicariam o uso da plataforma em outros contextos (92,8%). A avaliação da qualidade da internet nas aulas síncronas, assíncronas e a renda familiar não estiveram associadas à percepção da aprendizagem e ao fato de indicar o curso via remota (cujos valores de p são, respectivamente 0,417; 0,327 e 0,676). Sugere-se, portanto, a assimilação da plataforma como ferramenta complementar para ensino teórico.
Abstract: The pandemic imposed by the coronavirus in 2020 required Universities around the world to adapt their teaching methods. In this way, as the Human Anatomy courses at the Universidade Federal da Paraíba migrate their activities to the online format, teachers and students in the health area experience a transition period between face-to-face and remote teaching. This work wants to find out the stundents’ experience in the UFPB’s Anatomy courses, offered by digital plataforms, during COVID-19. For this, we want to describe the sociodemographic profile of students in the pandemic context, their conditions of access to the internet and adaptation to the virtual learning environment (Moodle); as well as analyzing the characteristics of access to the internet and the Moodle platform according to the sociodemographic profile of the participants and the impact of internet conditions and location on the use of remote courses. The sample consisted of 140 students, 76.4% female, with a median age of 21 years, 50.7% came from cities with up to 500 thousand inhabitants, 43.5% had a family income greater than or equal to 4. A portion of access (47.1%) of patients is likely to access the internet during the pandemic. Family income was associated with difficulties in accessing the internet. Despite having fixed internet at home, most students (59.3%) shared the network with four or more people. The evaluation of internet quality in asynchronous classes was better than in synchronous classes. Income and local workshop interfere in the evaluation of the quality of the internet in classes as asynchronous and synchronous. Even though it was not previously used by students, Moodle was easy to adapt (94.3%) and most students indicate the use of the platform in other contexts (92.8%). The assessment of the quality of learning is not related to the perception of learning on synchronous and asynchronous class’ and family income, that presents respectively 0.417, 0.27, and 0.676 p value. Therefore, the assimilation of the platform as a complementary tool for theoretical teaching is suggested
Palavras-chave: Anatomia
Educação
Pandemia
Acesso à Internet
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25292
Data do documento: 19-Mai-2022
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