Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25327
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Veridiana Fabrício do-
dc.date.accessioned2022-10-27T17:26:06Z-
dc.date.available2022-10-27-
dc.date.available2022-10-27T17:26:06Z-
dc.date.issued2018-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25327-
dc.description.abstractLabeling is the most useful way to inform about the product being purchased and consequently retain consumers. In Brazil, ANVISA, through the RDC 259/2002 and RDC 360/2003 regulations aim to ensure that the information passed by the label are reliable. However, they are still found irregularities in the nutritional information. In the bakery could not be otherwise, since we have a plethora of brands with different features for bread in full. This study aimed to evaluate observational and descriptive way the nutritional information on the labels in full bread, from the point of view of the current legislation and the Substitute of Law No. 5,081 / 2013 and determine consumer behavior in relation to information arranged on the labels. The analysis of the labeling of bread were made by reading the label noting the following: amount of sodium, sugars, fats and fiber in accordance with the DRC 54/2012; disposal and / or percentage of the main ingredient (whole wheat flour) as the DRC 90/2000 and substitute and price variability displayed during acquisition of samples for construction of comparative graphs. Consumer behavior has been studied through the application of an online questionnaire. about 133 people were interviewed in the period February-March 2018 in the city of Joao Pessoa. It was concluded that in relation to the assessed labels, they showed various irregularities on the basis of current legislation, making necessary a better supervision of the competent bodies. With regard to the questionnaire, it was established that the main characteristic of the respondent’s profile is female, aged between 22 and 29 years old student with average Salaria range of 1-2 wages. In relation to consumption characteristics, it was noticed that the consumption of whole grain products is popular among respondents and the integrally bread accompanies the same rate, even if the consumer is unaware the concept of integral, since most respondents acquires by price, brand and the packaging contain the name "integral" that serves as a criterion for differentiating the product choice.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2022-10-27T17:26:06Z No. of bitstreams: 1 Tcc final- Veridiana 2018.pdf: 580820 bytes, checksum: ff63255c159f122d1abfb28bc887bccd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-27T17:26:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tcc final- Veridiana 2018.pdf: 580820 bytes, checksum: ff63255c159f122d1abfb28bc887bccd (MD5) Previous issue date: 2018-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInformação Nutricionalpt_BR
dc.subjectLegislação sobre pães integraispt_BR
dc.subjectPão.pt_BR
dc.subjectRótulospt_BR
dc.titleAvaliação da rotulagem e consumo de pão de forma integralpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Stela de Lourdes Ribeiro de-
dc.description.resumoA rotulagem é a forma mais útil para informar sobre o produto que está sendo adquirido e consequentemente fidelizar o consumidor. No Brasil, a ANVISA, através das regulamentações RDC 259/2002 e RDC 360/2003, visa garantir que as informações passadas pelo rótulo sejam confiáveis. Entretanto ainda são encontradas irregularidades nas informações nutricionais. Na panificação não poderia ser diferente, visto que temos uma infinidade de marcas com diferentes funcionalidades para o pão de forma integral. Este estudo teve como objetivo avaliar de modo observacional e descritivo as informações nutricionais nos rótulos de pão de forma integral, sob o ponto de vista das legislações vigentes e do Substitutivo de Lei N° 5.081/2013 e averiguar o comportamento do consumidor em relação às informações dispostas nos rótulos. A análise da rotulagem do pão integral foi feita por meio da leitura do rótulo observando os seguintes aspectos: quantidade de sódio, açúcares, fibras e gorduras em conformidade com a RDC 54/2012; disposição e/ou percentual do ingrediente principal (farinha de trigo integral) conforme a RDC 90/2000 e ao substituto e a variabilidade de preços visualizados durante a aquisição das amostras para construção de gráficos comparativos. O comportamento do consumidor foi estudado por meio da aplicação de um questionário online. Responderam ao questionário cerca de 133 pessoas no período de fevereiro a março de 2018 no município de João Pessoa. Concluiu-se que em relação aos rótulos avaliados, estes apresentaram diversas irregularidades com base na legislação vigente, fazendo necessária uma melhor fiscalização dos órgãos competentes. No que diz respeito ao questionário aplicado, foi averiguado que a característica principal de perfil dos entrevistados é do sexo feminino, com idade entre 22 e 29 anos, estudante, com faixa salaria média de 1-2 salários. Já em relação às características de consumo, percebeu-se que o consumo dos produtos integrais é popular entre os entrevistados e que o pão de forma integral acompanha o mesmo ritmo, mesmo que o consumidor desconheça o conceito de integral, pois a maioria dos entrevistados adquire pelo preço, pela marca e por conter na embalagem o nome “integral” que serve de critério na diferenciação da escolha do produto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia de Alimentospt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc final- Veridiana 2018.pdf567,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.