Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Andressa Samara de Carvalho-
dc.date.accessioned2022-11-03T16:44:22Z-
dc.date.available2022-11-03-
dc.date.available2022-11-03T16:44:22Z-
dc.date.issued2019-09-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25377-
dc.description.abstractThis work aimed to measure production costs using the activity - based costing (ABC) method in the four - flavored promotional party salty line in a food industry located in the city of João Pessoa - PB. The study was characterized as a descriptive and exploratory study where bibliographic procedures and a qualitative information approach were applied. For data collection three forms were elaborated, for the equipment survey, activity mapping and time measurement and application of the GUT Matrix. Six visits were made to the company, where the people responsible for the sectors and collection of spreadsheets and forms history were interviewed. The percent of salty with four flavors had a manufacturing cost of $ 10.79. Indirect manufacturing costs, expenses and labor, not included by the company, are responsible for doubling the amount spent for manufacturing. Among the four products, the minichurros presented the highest cost of manufacture, followed by sausage croquette, shrimp risole and meat croquette, respectively. With the application of the GUT Matrix, six impossibilities were directly related to the process and its efficiency. Thus, it can be concluded that cost management is a fundamental tool for managing an organization, as it signals to the company the costs involved, possible improvement points and assists in the decision making process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2022-11-03T16:44:22Z No. of bitstreams: 1 TCC_ANDRESSA VF pdf.pdf: 1420733 bytes, checksum: 6e7d73c0ca4f92de4cb33946938a6e41 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-03T16:44:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_ANDRESSA VF pdf.pdf: 1420733 bytes, checksum: 6e7d73c0ca4f92de4cb33946938a6e41 (MD5) Previous issue date: 2019-09-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGestão de custospt_BR
dc.subjectPrecificaçãopt_BR
dc.subjectMétodo ABCpt_BR
dc.subjectMatriz GUTpt_BR
dc.titleMensuração dos custos de produção em uma linha de salgados promocionais de uma indústria de alimentospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Stela de Lourdes Ribeiro de-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo mensurar os custos de produção utilizando o método de custeio baseado em atividades (ABC) na linha de salgados de festa promocional de quatro sabores em uma indústria de alimentos localiza na cidade de João Pessoa – PB. O estudo caracterizou-se como um estudo descritivo e exploratório onde foram aplicados procedimentos bibliográficos e uma abordagem qualitativa de informações. Para coleta de dados foram elaborados três formulários, para o levantamento dos equipamentos, mapeamento das atividades e mensuração do tempo e aplicação da Matriz GUT. Foram realizadas seis visitas à empresa, onde foram entrevistadas as pessoas responsáveis pelos setores e coleta de planilhas e histórico de formulários. O cento de salgados com quatro sabores apresentou um custo de fabricação de R$ 10,79. Os custos indiretos de fabricação, despesas e mão de obra, não inclusos pela empresa, são responsáveis por duplicar o valor gasto para fabricação. Dentre os quatro produtos, os minichurros foi o que apresentou maior custo de fabricação, seguido do croquete de salsicha, risole de camarão e croquete de carne, respectivamente. Com a aplicação da Matriz GUT foram levantadas seis impossibilidades diretamente ligadas com o processo e sua eficiência. Assim, pode-se concluir que a gestão dos custos é uma ferramenta fundamental para gerenciar uma organização, visto que sinaliza para empresa os custos envolvidos, possíveis pontos de melhoria e auxilia no processo de tomada de decisão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia de Alimentospt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ANDRESSA VF pdf.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.