Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25383
Tipo: TCC
Título: Mobilidade Urbana: um desenho de ruas para o entorno do Parque Solon de Lucena
Autor(es): Farias, Natália Nunes de
Primeiro Orientador: Donegan, Lucy
Resumo: Este trabalho realiza um diagnóstico da situação atual e elabora um novo desenho de ruas para o entorno do Parque Sólon de Lucena, na região central da cidade de João Pessoa/PB – visando priorizar o pedestre. Ruas com qualidade de vida estão se tornando o desejo de muitos cidadãos no mundo. Em meio a expansão das cidades e as políticas de apoio a circulação dos automóveis, a acessibilidade e a caminhabilidade do pedestre enfrentam dificuldades. Esse cenário urbano caótico também existe na região central de João Pessoa, que concentra muitos comércios e serviços, com uma grande circulação de pessoas e automóveis na área. Vivenciando o local de estudo observou-se uma falta de segurança ao caminhar, devido ao constante conflito entre os modais existentes. Através da análise qualitativa e quantitativa apresentadas no trabalho, constatou-se em dados a falta de qualidade espacial para com a mobilidade do pedestre. A qualidade urbana dos espaços públicos incentiva seu maior uso, proporcionando vitalidade as cidades (Speck, 2017). Partindo desse contexto este trabalho montou uma proposta de anteprojeto de mobilidade, com o objetivo de proporcionar acessibilidade, conforto e segurança aos pedestres do local estudado.
Abstract: This final paper makes a diagnosis of the current situation and elaborates a new street design for the surroundings of the city park "Sólon de Lucena", in the central region of the city of João Pessoa/PB - aiming to prioritize the pedestrian. Streets which improve quality of life are becoming the desire of many citizens around the world. Amidst the growth of cities and its policies to support the circulation of automobiles, the accessibility and walkability of pedestrians face difficulties. This chaotic urban scenario also exists in the central region of João Pessoa, which concentrates many commerces and services sector, with in a large circulation of people and cars in the area. When experiencing the place of study, a lack of safety was observed when walking, due to the constant conflict between the existing modals. Through a qualitative and quantitative analysis presented in this study, it was found out in data the lack of spatial quality for the mobility of pedestrians. The urban quality of public spaces encourages their greater use, providing vitality to the cities (Speck, 2017). Based on this context, this final paper prepared a proposal of the preliminary draft of mobility, in order to provide accessibility, comfort and safety to pedestrians in the studied place.
Palavras-chave: Mobilidade Urbana
Rua para Pessoas
Caminhabilidade e Acessibilidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25383
Data do documento: 28-Set-2019
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ARQ. URB- NATALIA NUNES - MOBILIDADE URBANA.pdf8,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.