Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25384
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Helena Cristina Silva de-
dc.date.accessioned2022-11-03T18:12:06Z-
dc.date.available2022-11-03-
dc.date.available2022-11-03T18:12:06Z-
dc.date.issued2019-10-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25384-
dc.description.abstractDeaf people have suffered ableism since ancient times. For they can not speak verbally, hearing hegemony classified them as people incapable of forming logical thoughts. The development and usage of sign languages in earlier centuries has allowed the deaf community to fight for their basic education rights. Nowadays, in Brazil, there is a huge incentive towards Inclusive Politics, in which deaf students have the right to ask for an interpreter and specialized education classes in any public school of the country. Due to that, special bilingual schools, where children actually have contact with their culture and language, are closing all over Brazil. In João Pessoa, currently, they do not exist anymore. This work has as its object of study a building with two main functions: a bilingual (Brazilian Sign Language and Portuguese) middle school and a reference centre that teaches Libras and can hold João Pessoa’s deaf community events. Among the specific objectives, this work intends to: design an architectural project that is focused on the deaf person and their needs; create inner environments that assist sign language communication, by using Deafspace strategies; put together the two functions in one building in an effective way. Ultimately, the building design resulted in a single block formed by the grid of hexagonal cell, containing a main circulation hall in its longitudinal axis. Externally, the building offers an open square, a café and an amphitheater.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2022-11-03T18:12:06Z No. of bitstreams: 1 TCC_SIGNO_Anteprojeto de Centro de Referência e Escola de Ensino Bilíngue (Libras e Português)_ HELENA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA.pdf: 13402361 bytes, checksum: 3510cff8ccaeadbc9d06571c3b76bec1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-03T18:12:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_SIGNO_Anteprojeto de Centro de Referência e Escola de Ensino Bilíngue (Libras e Português)_ HELENA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA.pdf: 13402361 bytes, checksum: 3510cff8ccaeadbc9d06571c3b76bec1 (MD5) Previous issue date: 2019-10-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAnteprojetopt_BR
dc.subjectescolapt_BR
dc.subjectdeafspacept_BR
dc.subjectcomunidade surdapt_BR
dc.titleSigno: Anteprojeto de Centro de Referência e Escola de Ensino Bilíngue (Libras e Português) para a comunidade surda, em João Pessoa - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Angelina Dias Leão-
dc.description.resumoOs sujeitos surdos sofrem preconceito desde a antiguidade. Por não conseguirem se comunicar oralmente, foram vistos pela hegemonia ouvinte como pessoas incapazes de desenvolver ideias lógicas. O desenvolvimento e uso da língua de sinais nos séculos mais recentes permitiu que essa comunidade lutasse por direito à uma educação de qualidade. Atualmente, há forte incentivo à Política Inclusiva, que garante tradutor intérprete e atendimento educacional especializado aos alunos surdos em qualquer escola pública do País. Devido a esse estímulo, as escolas especiais bilíngues, em que crianças surdas realmente têm contato com sua cultura e sua língua, fecham em todo o Brasil, e em João Pessoa, atualmente, não existem. Este trabalho tem como objeto de estudo um edifício que responda a duas funções: a de escola de ensino fundamental bilíngue Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Português para crianças cuja primeira língua é a Libras; e a de centro de referência, que oferte cursos de libras e que seja um espaço de sociabilidade intelectual para a comunidade surda pessoense. Como objetivos específicos, cita-se: propor um projeto centrado no usuário surdo, que considere suas especificidades; gerar ambientes que auxiliem a comunicação em Libras, a partir do método deafspace e unir as funções de escola de ensino fundamental e centro de referência de forma efetiva em um só edifício. Por fim, obteve-se um projeto com um bloco único formado a partir de uma malha de células hexagonais, que contém um eixo longitudinal de circulação principal e que externamente, oferta espaços como empraçamento aberto, café e anfiteatro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.