Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25432
Tipo: TCC
Título: Levantamento comparativo de indicadores de uso e ocupação do solo, com enfoque no transporte não motorizado, em zonas urbanas.
Autor(es): Siqueira, Lucas de Figueiredo
Primeiro Orientador: Sousa, Pablo Brilhante de
Resumo: Neste trabalho foi feito um levantamento de indicadores de Mobilidade Sustentável com base no uso e ocupação do solo na cidade de João Pessoa – PB. O conjunto de indicadores tem por objetivo auxiliar os gestores públicos e futuras pesquisas em áreas urbanas no tocante à mobilidade sustentável e à gestão dos espaços públicos da cidade. Este conjunto foi desenvolvido a partir de análises de projetos e trabalhos semelhantes que buscavam estratégias e políticas de ocupação territorial e de transportes para um desenvolvimento sustentável. Para tanto, utilizou-se um método de cálculo desses indicadores os quais representavam uma comparação entre duas regiões da cidade com particularidades econômicas e sociais distintas. As regiões são: região 1 (entre os bairros Centro e Jaguaribe) e região 2 (entre os bairros Manaíra e Jardim Oceania). Como foco da sustentabilidade urbana, os indicadores estão voltados, em sua maioria, para o transporte não motorizado. Ademais, as zonas comerciais também apresentam papel importante em relação à mobilidade sustentável e também são consideradas para cálculo comparativo. Os indicadores e seus resultados comparativos, respectivamente, para as regiões 1 e 2 são: (1) parcela de vias com calçada – região 1: 75,44% e região 2: 97,33%; (2) parcela de interseções com faixa de pedestre – região 1: 39,02% e região 2: 32,22%; (3) extensão de ciclovias – região 1: 7,72% e região 2: 0,00%; (4) extensão de ciclofaixas – região 1: 5,71% e região 2: 18,49%; (5) diversidade de uso comercial e serviços – região 1: 76,82% e região 2: 53,90%; (6) baias para carga e descarga – região 1: 1,20% e região 2: 0,00%. Portanto, esses resultados indicam a falta de uma análise sistêmica acerca do tema por parte dos gestores responsáveis do município e também de iniciativas que facilitem a utilização do transporte não motorizado nas regiões estudadas e indicam a interferência que as zonas comerciais têm sobre as características urbanas.
Abstract: In this work, a survey of Sustainable Mobility indicators was made based on land use and occupation in the city of João Pessoa - PB. The set of indicators is intended to help public managers and future research in urban areas regarding sustainable mobility and the management of public spaces in the city. This set was developed from analyzes of projects and similar works that sought strategies and policies for territorial occupation and transport for sustainable development. For that, a method of calculation of these indicators was used, which represented a comparison between two regions of the city with distinct economic and social characteristics. The regions are: region 1 (between Centro and Jaguaribe districts) and region 2 (between Manaíra and Jardim Oceania districts). As a focus of urban sustainability, the indicators are mostly focused on non-motorized transport. Furthermore, commercial zones also play an important role in relation to sustainable mobility and are also considered for comparative calculation. The indicators and their comparative results, respectively, for regions 1 and 2 are: (1) share of roads with sidewalks – region 1: 75.44% and region 2: 97.33%; (2) portion of intersections with crosswalks – region 1: 39.02% and region 2: 32.22%; (3) extension of cycle paths – region 1: 7.72% and region 2: 0.00%; (4) extension of cycle lanes – region 1: 5.71% and region 2: 18.49%; (5) diversity of commercial use and services – region 1: 76.82% and region 2: 53.90%; (6) loading and unloading bays – region 1: 1.20% and region 2: 0.00%. Therefore, these results indicate the lack of a systemic analysis on the subject by the responsible managers of the municipality and also of initiatives that facilitate the use of non-motorized transport in the studied regions and indicate the interference that commercial areas have on urban characteristics.
Palavras-chave: Mobilidade Sustentável
Transporte Não Motorizado
Ocupação Territorial
Uso do Solo
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Civil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25432
Data do documento: 13-Jul-2021
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.