Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25435
Tipo: TCC
Título: Um estudo das alternativas de mobilidade urbana sustentáveis para o Campus I da UFPB
Autor(es): Fidelis, Michelle Medeiros Cruz
Primeiro Orientador: Andrade, Nilton Pereira de
Resumo: O modelo de planejamento urbano focado no transporte individual motorizado e adotado desde o século passado nas cidades brasileiras tem como consequência inúmeros problemas de mobilidade urbana nos dias de hoje. Além disso, o aumento da emissão de gases de efeito estufa pelos veículos pode resultar em uma elevação da temperatura média global e consequentemente do nível médio dos mares e da frequência de eventos climáticos extremos. A partir disso, e levando em consideração que os campi universitários funcionam como uma microcidade, partilhando de problemas de mobilidade inclusive, entende-se que as universidades têm grande influência na formação dos futuros gestores, sendo fundamental na implementação de uma cultura de desenvolvimento sustentável. Assim, esse estudo tem o objetivo de investigar alternativas de mobilidade urbana sustentáveis que sejam aplicáveis na sede do campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa, a partir do levantamento de experiências em instituições de ensino no Brasil e em outros países e correlação com pesquisas de mobilidade realizadas nas entradas e no interior da UFPB e de um questionário virtual por meio da ferramenta Google Forms. As universidades que se encontram no Catar, no Chipre e em São Paulo apresentaram diagnósticos semelhantes à UFPB; enquanto em sete instituições brasileiras e nove espalhadas pelo mundo são apresentadas as soluções encontradas. No campus I da UFPB, o diagnóstico da mobilidade mostrou que a taxa de ocupação dos veículos é muito baixa e as vagas estão mal distribuídas, causando superlotação em algumas áreas de estacionamento e grande número de vagas livres em outras. Com uma comunidade acadêmica disposta a mudar seus hábitos, são apresentadas como alternativas a implementação de um sistema seguro de carona solidária e a criação de linhas de transporte público municipal que atendam a demanda da universidade. Para o deslocamento interno, o investimento no transporte ativo, como a implantação de sistemas de compartilhamento de bicicletas e de transporte de passageiros mostram-se fundamentais para que um ambiente acadêmico mais sustentável se torne realidade.
Abstract: The urban planning model focused on individual motorised transport adopted since the last century in Brazilian cities has resulted in numerous urban mobility problems today. Furthermore, the increase in greenhouse gas emissions by vehicles may result in a rise in the global average temperature and consequently the mean sea level and the frequency of extreme climate events. Based on this and considering that university campuses function as a micro-city, sharing the mobility issues, it is understood that they have great influence on the training of future managers, being fundamental in the implementation of a culture of sustainable development. Thus, this study aims to present alternatives for sustainable urban mobility that are applicable to the headquarters of the campus I of the Federal University of Paraíba (UFPB) in João Pessoa, from the survey of experiences in educational institutions in Brazil and in other countries and correlation with mobility surveys conducted at the UFPB campus’ entrances and inside, and a virtual questionnaire through Google Forms. The universities in Qatar, Cyprus and São Paulo presented diagnoses similar to UFPB; while in seven Brazilian institutions and nine around the globe the solutions found were presented. On campus I of UFPB, the mobility diagnosis shows that the vehicle occupancy rate is very low and parking spaces are badly distributed, causing overcrowding in some parking areas and a large number of free spaces in others. With an academic community willing to change its habits, the implementation of a safe carpooling system and the creation of municipal public transport lines that meet the university demand are presented as alternatives. For internal displacement, investment in active transport, such as the implementation of bicycle-sharing systems and passenger transport services are essential for a more sustainable academic environment to become a reality.
Palavras-chave: sustentabilidade
transporte ativo
carona solidária
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Civil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25435
Data do documento: 13-Jul-2021
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um estudo das alternativas de mobilidade urbana sustentáveis para o Campus I da UFPB.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.