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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2544
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dc.creatorMelo, Aline da Conceição Gomes de-
dc.creatorSilva, Lucilene da Penha Lima.-
dc.date.accessioned2017-10-03T14:49:59Z-
dc.date.available2017-06-01-
dc.date.available2017-10-03T14:49:59Z-
dc.date.issued2015-02-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2544-
dc.description.abstractThe Special education has been highlighted to the academic world for its range of possibilities along with inclusive education in education perspective raises reflections. With that, we went to work researching how occurs because early childhood education is still connected to educate, care for and play. Especially professionals predem only to welfare, making the Early Childhood Education Reference Center (CREI) a place where children are on the care of these professionals whose concern cleaning and feeding. Unlike the observed practice, teachers should integrate the care of educational activities with defined purposes and strategic planning. Throughout this paper we address the special education and inclusive education, current legislation, and as is happening inclusion in early childhood education. Data were collected in a CREI in the city of João Pessoa, with the overall objective of analyzing the inclusion of children with disabilities in educational institutions, through a field research in a qualitative perspective, where educational activities were investigated, and questionnaires for answers to our questions. This study indicated the need for a review of the teaching practice, directed to a work of diverse and meaningful learning, covering all children, whether disabled or not, ensuring the best development for them.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-03T14:49:59Z No. of bitstreams: 1 ACGM01062017.pdf: 649599 bytes, checksum: 1f937f5687d3cbc66643f9890f0052da (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-03T14:49:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACGM01062017.pdf: 649599 bytes, checksum: 1f937f5687d3cbc66643f9890f0052da (MD5) Previous issue date: 2015-02-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA educação especial em uma perspectiva inclusiva na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1580901656147300pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Sandra Alves da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4913295564659143pt_BR
dc.description.resumoA educação especial tem se destacado perante o meio acadêmico por sua gama de possibilidades que juntamente com a educação inclusiva na perspectiva de educação levanta reflexões. Com isso, fomos a campo pesquisar como ocorre, pois a educação infantil ainda está ligada ao educar, cuidar e brincar. Sobretudo os profissionais se predem apenas ao assistencialismo, tornando o Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) um lugar onde as crianças estão sobre os cuidados desses profissionais que tem como preocupação a limpeza e a alimentação. Ao contrário da prática observada, as professoras deveriam integrar os cuidados às atividades pedagógicas com fins definidos e um planejamento estratégicos. No decorrer deste trabalho abordamos a educação especial e a educação inclusiva, a legislação vigente, e como está ocorrendo a inclusão na educação infantil. Os dados foram coletados em um CREI, na cidade de João Pessoa, com o objetivo geral de analisar a inclusão de crianças com deficiência em instituições de educação infantil, através de uma pesquisa de campo numa perspectiva qualitativa, onde foram investigadas as ações educacionais, e aplicados questionários para obter respostas para as nossas questões. Este estudo indicou ser necessária uma revisão da prática docente, direcionado para um trabalho de aprendizagens diversificadas e significativas, que abranjam todas as crianças, sejam elas com ou sem deficiência, garantindo o melhor desenvolvimento para elas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

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