Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25478
Tipo: TCC
Título: Percepções acerca dos atrasos logísticos nas entregas de produtos em uma distribuidora de alimentos na Paraíba
Autor(es): Abreu, Deisiane Curcino de
Primeiro Orientador: Albertins, Pamela Adelino Ramos
Resumo: Com o evento da globalização e os avanços tecnológicos, o mercado tornou-se cada vez mais inerente a logística, que por sua vez sofre maior pressão para entregar o serviço/produto certo no momento ideal. As organizações buscam por melhorias em seus regimes: sistemas que facilitem no dia a dia, ações que agilizem e tornem mais eficientes cada etapa. Estudos corroboram a informação de que a logística é parte fundamental do atual comércio mundial. O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada em uma distribuidora alimentícia da Paraíba. O principal objetivo foi identificar os principais problemas que geram atrasos nas entregas da Souza Distribuidora. Trata-se de um estudo de caso exploratório, de caráter misto, usando métodos quantitativo e qualitativo; a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas executadas com funcionários que atuam diretamente com os processos logísticos da corporação. Ademais, foram aplicados questionários de percepção com os supervisores de venda, através da plataforma Google Forms para avaliar as percepções acerca dos processos e da equipe logística. A análise dos resultados das entrevistas foi realizada através do software Atlas.TI, enquanto a dos questionários ocorreu por meio de métodos estatísticos. Após a discussão e resultados, foi possível identificar e verificar os gargalos existentes na organização e seus possíveis responsáveis, o que viabilizou elaborar sugestões de melhorias dentro de um plano de ação usufruindo da ferramenta 5W2H.
Abstract: With the event of globalization and technological advances, the market has become increasingly inherent to logistics, which in turn suffers greater pressure to deliver the right service/product at the ideal time. Organizations look for improvements in their regimes: systems that facilitate the day-to-day, actions that speed up and make each step more efficient. Studies corroborate the information that logistics is a fundamental part of current world trade. The present work presents a research carried out in a food distributor in Paraíba. The main objective was to identify the main problems that generate delays in Souza Distribuidora's deliveries. It is an exploratory case study, of mixed character, using quantitative and qualitative methods; Data collection was carried out through interviews carried out with employees who work directly with the corporation's logistical processes. In addition, perception questionnaires were applied to sales supervisors through the Google Forms platform to assess perceptions about the processes and the logistics team. The analysis of the results of the interviews was carried out using the Atlas.TI software, while the analysis of the questionnaires was carried out using statistical methods. After the discussion and results, it was possible to identify and verify the existing bottlenecks in the organization and their possible responsible, which made it possible to develop suggestions for improvements within an action plan using the 5W2H tool.
Palavras-chave: Logística
Distribuição física do estoque
Atlas.TI
Souza Distribuidora
Administração
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25478
Data do documento: 7-Jun-2022
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DCA22112022.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons