Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2548
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Edvania Bezerra da-
dc.creatorSilva, Elenice Guilherme da-
dc.date.accessioned2017-10-04T12:33:40Z-
dc.date.available2017-06-14-
dc.date.available2017-10-04T12:33:40Z-
dc.date.issued2017-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2548-
dc.description.abstractThe present study focuses on the area of Education to which relational themes, such as, Gender and Labor have converged. It specifically investigates the moral harassment phenomenon in the context of work relationships among two distinct professional categories, that is, educators and policemen, from the theories of Saviani and Duarte (2010), Delors (2010), Correia (1997), Louro (1997 and 2008), and Barreto (2000), among other uthors who contributed to the understanding of the object of this study. Due to its interconnection in social relations, as well as in professional practices, and also due to its subjective nature, moral harassment is still scarcely explored. This has generated gaps in the realm of Education, Ethics, as well as Gender and Labor relations, which, through this study, we try to minimize, starting from a qualitative methodological approach in the guidelines of Cervo and Bervian (2002) and Apolinário (2004), by using a questionnaire as an instrument for data collecting, and administered to previously selected universes, a sample of sixteen subjects representing two professional categories was drawn, of which eight (8) educators and eight (8) policemen. Results show evidence of moral harassment in the investigated areas. Such evidence leads to the need to investing in studies in the Pedagogy graduation course, that involve the theme, not only in the educational management, curricular practices, school versus community relations, but also educational values, which is basic to all the other professions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-04T12:33:40Z No. of bitstreams: 1 EBS21062017.pdf: 692678 bytes, checksum: 64dcb7fb18c90031934a2c899e0d8ee9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-04T12:33:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EBS21062017.pdf: 692678 bytes, checksum: 64dcb7fb18c90031934a2c899e0d8ee9 (MD5) Previous issue date: 2017-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAssédio moralpt_BR
dc.subjectEducadorespt_BR
dc.subjectGênero - trabalhopt_BR
dc.subjectPoliciais militarespt_BR
dc.titleGênero e trabalho: assédio moral entre educadores e policiais militarespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Correia, Maria Ivete Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2179035710743124pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho situa seu foco na área da Educação, para a qual têm convergido temas relacionais entre os quais, Gênero e Trabalho, que privilegiamos em nosso estudo. Investiga, especificamente o fenômeno do assédio moral no contexto as relações de trabalho, em duas categorias profissionais distintas, a saber, educadores e policiais militares, a partir das teorizações de Saviani e Duarte (2010), Delors (2010), Correia (1997), Louro ( 1997 e 2008), Barreto (2000), entre outros autores que contribuíram para a compreensão do objeto deste estudo. Por sua imbricação nas relações sociais e nas práticas profissionais e por seu caráter subjetivo, o assédio moral ainda é pouco explorado, o que gera lacunas no âmbito da Educação, da Ética, das Relações de Gênero e das Relações de Trabalho, que com este estudo tentamos minimizar, a partir de um enfoque metodológico qualitativo aportado nas orientações de Cervo e Bervian (2002) e Apolinário (2004), adotando o questionário como instrumento de coleta de dados, aplicado em universos previamente selecionados, dos quais foi retirada uma amostra de dezesseis sujeitos representando duas categorias profissionais, sendo 08 (oito) educadores e 08 (oito) policiais militares. Os resultados apontam a constatação do assédio moral nas áreas profissionais investigadas. Tal constatação remete à necessidade de investimentos em estudos no curso de Pedagogia, que envolvam a temática do Assédio Moral, tanto na gestão educacional quanto nas práticas curriculares, nas relações escola x comunidade e na questão dos valores no âmbito da educação, que é fundamento para todas as demais profissões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EBS21062017.pdf676,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.