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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25493
Tipo: | TCC |
Título: | AVALIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO VISUAL: APLICAÇÃO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA |
Autor(es): | Brasilino, Marcella Rocha |
Primeiro Orientador: | Sousa, Pablo |
Resumo: | A mobilidade urbana é a condição que permite o desenvolvimento das atividades e relações do indivíduo, e, portanto, inclui a todos. Com o crescimento do investimento na infraestrutura viária, houve também o maior destaque da desigualdade social no Brasil, o que levou consequentemente à constatação de que é necessário maior investimento em modos de transporte não-motorizados a fim de gerar melhorias em todo o sistema de mobilidade urbana. No presente trabalho, portanto, foi realizada uma avaliação da infraestrutura cicloviária do município de João Pessoa, na Paraíba, através da produção visual captada de sete trechos que compõem a malha cicloviária, inseridos nos bairros Cabo Branco, Torre, Valentina, José Américo de Almeida, Portal do Sol e Ponta do Seixas. Com o objetivo de avaliar as condições da infraestrutura cicloviária existente, foi realizado um estudo bibliográfico que abrangeu as políticas e propostas do governo para o uso da bicicleta, os benefícios e limitações do uso da bicicleta como meio de transporte, as características técnicas dos sistemas cicloviários. Foi realizado um passeio de bicicleta nos sete trechos selecionados para o estudo, a partir de onde foi elaborado tanto um vídeo sob a perspectiva do ciclista quanto questionários, disponibilizados ao público para a avaliação das características da infraestrutura observada nos trechos, como a geometria, pavimento, sinalização, limpeza, segurança de tráfego, arborização e conforto. Foi possível verificar o pouco engajamento dos órgãos responsáveis por garantir a mobilidade urbana sustentável, apontada justamente pela precariedade de investimento na maioria dos trechos e a falta de políticas de conscientização da população quanto ao uso das ciclovias e ciclofaixas, onde os principais problemas levantados foram com relação a segurança do tráfego, desgaste da sinalização e precariedade de arborização. Os trechos melhor avaliados foram aqueles inseridos nos bairros Torre, Cabo Branco e Portal do Sol e os piores avaliados foram os de Valentina, Ponta dos Seixas e José Américo de Almeida. |
Abstract: | Urban mobility is the condition that allows the development of activities and relationships of the individual, and therefore includes everyone. With the growth of investment in road infrastructure, there was also a greater emphasis on social inequality in Brazil, which consequently led to the realization that greater investment is needed in non-motorized modes of transportation in order to improve the entire urban mobility system. In the present work, therefore, an evaluation of the cycling infrastructure of the municipality of João Pessoa, in Paraíba, was carried out through the visual production captured from seven sections that make up the cycling network, inserted in the neighborhoods Cabo Branco, Torre, Valentina, José Américo de Almeida , Portal do Sol and Ponta do Seixas. In order to assess the conditions of the existing cycling infrastructure, a bibliographic study was carried out covering the government's policies and proposals for the use of bicycles, the benefits and limitations of the use of them as a means of transport, the technical characteristics of the systems. A bicycle tour was carried out in the seven sections selected for the study, from which both a video from the cyclist's perspective and questionnaires were made available to the public for the evaluation of the characteristics of the infrastructure observed in the sections, such as geometry, pavement, signage, cleanliness, traffic safety, afforestation and comfort. It was possible to verify the little engagement of the bodies responsible for guaranteeing sustainable urban mobility, pointed out precisely by the precariousness of investment in most sections and the lack of policies to raise awareness of the population regarding the use of bike lanes and cycle lanes, where the main problems raised were in relation to traffic safety and signaling of the sections under study. The best evaluated sections were those inserted in the neighborhoods of Torre, Cabo Branco and Portal do Sol and the worst evaluated were those of Valentina, Ponta dos Seixas and José Américo de Almeida |
Palavras-chave: | Mobilidade urbana infraestrutura cicloviária |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Engenharia Civil e Ambiental |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25493 |
Data do documento: | 20-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental |
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