Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Ana Cláudia Lima de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-11-28T14:31:26Z-
dc.date.available2023-10-05-
dc.date.available2022-11-28T14:31:26Z-
dc.date.issued2022-08-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25509-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the way in which the history of women from the perspective of gender relations was incorporated as historical knowledge in the didactic collection History: from caves to the third millennium, destined to the modality of Basic Education. The methodological strategy employed was descriptive and analytical in nature. In a first stage, a literature review was made about the incorporation of women and the gender category in historiography, as well as the literature about the textbook, especially history. Next, we analyzed the textbooks of the mentioned collection, seeking to understand how the participation of women in the different historical processes was presented and the way gender relations were approached. It was found, through these analyses, that the didactic narrative employed in the collection studied places women mostly on the margins of the historical events presented, and their images are sometimes decontextualized and their experiences highlighted separately to the main text. Gender relations have rarely been identified and questioned. Finally, a website was created in order to disseminate information about gender issues and provide reflection on the need for their incorporation in history classes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-11-09T10:36:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaClaudiaLimaDeOliveiraCunha_Dissert.pdf: 4433899 bytes, checksum: 0b8f34e191ac4c6b77ff23ccf05d7d6a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-11-28T14:31:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaClaudiaLimaDeOliveiraCunha_Dissert.pdf: 4433899 bytes, checksum: 0b8f34e191ac4c6b77ff23ccf05d7d6a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-28T14:31:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaClaudiaLimaDeOliveiraCunha_Dissert.pdf: 4433899 bytes, checksum: 0b8f34e191ac4c6b77ff23ccf05d7d6a (MD5) Previous issue date: 2022-08-15en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectWebsitept_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.titleOs ditos e os não ditos sobre as mulheres nos livros didáticos: representações de gênero na coleção didática “História – das cavernas ao terceiro milênio”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Damião de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8788300833928470pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8069529295135598pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal analisar a maneira como a história das mulheres sob o prisma das relações de gêneros foram incorporadas como saberes históricos na coleção didática História: das cavernas ao terceiro milênio, destinada à modalidade da Educação Básica. A estratégia metodológica empregada foi de natureza descritiva e analítica. Numa primeira etapa, realizou-se a revisão bibliográfica a respeito da incorporação das mulheres e da categoria gênero na historiografia, bem como foi revisada a literatura acerca do livro didático, especialmente o de História. Em seguida, analisaram-se os livros didáticos da coleção mencionada, buscando compreender como a participação das mulheres nos diferentes processos históricos foi apresentada e a maneira como as relações de gêneros foram abordadas. Constatouse, por meio dessas análises, que a narrativa didática empregada na coleção estudada coloca as mulheres majoritariamente à margem dos eventos históricos apresentados, sendo suas imagens por vezes descontextualizadas e suas vivências destacadas em separado ao texto principal. As relações de gêneros raramente foram identificadas e questionadas. Por último, foi criado um website no intuito de difundir informações acerca das problemáticas de gêneros e proporcionar a reflexão sobre a necessidade de sua incorporação nas aulas de História.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaClaudiaLimaDeOliveiraCunha_Dissert.pdf4,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons