Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25512
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Clécio Francisco de Albuquerque-
dc.date.accessioned2022-11-28T18:19:26Z-
dc.date.available2023-09-27-
dc.date.available2022-11-28T18:19:26Z-
dc.date.issued2022-08-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25512-
dc.description.abstractThe study “Me and Others Staging Lives and Producing Stories through Historical Awareness, Culture of Violence and the Culture of Peace at Maria Geny School” is based on the Professional Master's Program (ProfHistory) – at the Federal University of Paraíba, and at the School State Elementary and High School Teacher Maria Geny de Sousa Timóteo, from the State Education of Paraíba, involving the teaching-learning process of teachers and students in the production of historical knowledge. We prioritize the analysis of historical consciousness from the relationship between the culture of violence and the culture of peace, based on the study of Greek mythology, highlighting the pedagogical elements of the Myth of Medea in the relationship between Classical Greece and Contemporary Brazil through Theater of the Oppressed, used here as a tool for social, political, economic and cultural transformation. The product of the dissertation consists in the elaboration of a material for the study and formation of teachers, presenting the reading, interpretation and possibilities of transforming the culture of violence into a culture of peace of manifestations of social and school violence.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-11-09T11:11:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ClécioFranciscoDeAlbuquerqueSilva_Dissert.pdf: 1412414 bytes, checksum: 3f676a0eb6a6faad3055418d59851ddc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-11-28T18:19:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ClécioFranciscoDeAlbuquerqueSilva_Dissert.pdf: 1412414 bytes, checksum: 3f676a0eb6a6faad3055418d59851ddc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-28T18:19:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ClécioFranciscoDeAlbuquerqueSilva_Dissert.pdf: 1412414 bytes, checksum: 3f676a0eb6a6faad3055418d59851ddc (MD5) Previous issue date: 2022-08-25en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectConsciência históricapt_BR
dc.subjectCultura de violênciapt_BR
dc.subjectCultura de pazpt_BR
dc.subjectMito de Medeiapt_BR
dc.subjectTeatro do oprimidopt_BR
dc.subjectHistorical awarenesspt_BR
dc.subjectCulture of violencept_BR
dc.subjectCulture of peacept_BR
dc.subjectMyth of Medeapt_BR
dc.subjectTheater of the oppressedpt_BR
dc.titleEu e os outros encenando vidas e transformando histórias através da consciência histórica, mito de Medeia e teatro do oprimidopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Priscilla Gontijo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8577699622829491pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9050925458734780pt_BR
dc.description.resumoO trabalho “Eu e os Outros Encenando Vidas e Transformando Histórias através da Consciência Histórica, Mito de Medeia e Teatro do Oprimido” está baseado no Programa de Mestrado Profissional (ProfHistória) da Universidade Federal da Paraíba e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Maria Geny de Sousa Timóteo da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, envolvendo o processo de ensino aprendizagem de professor e alunos na produção de conhecimento histórico. Primamos pela análise da consciência histórica a partir da relação entre a cultura de violência e a cultura de paz, tendo como base o estudo da mitologia grega, destacando os elementos pedagógicos do Mito de Medeia na relação entre a Grécia Clássica e o Brasil Contemporâneo através do Teatro do Oprimido, utilizado aqui como ferramenta de transformação social, política, econômica e cultural. O produto da dissertação consiste na elaboração de um material de estudo, formação e prática pedagógica para professores e alunos, apresentando a leitura, interpretação e possibilidades de encenação de vidas e transformação de histórias através da relação entre cultura de violência e cultura de paz no contexto social e escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClécioFranciscoDeAlbuquerqueSilva_Dissert.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ClécioFranciscoDeAlbuquerqueSilva_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf2,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons