Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25514
Tipo: | Dissertação |
Título: | Narrativas acerca da sujeição criminal de egressos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE) |
Autor(es): | Silva, Elãine dos Santos Dias da |
Primeiro Orientador: | Lucena, Marcela Zamboni |
Resumo: | Esta pesquisa norteia-se pela observação dos impactos das experiências de internação e de participação no Projeto Novas Oportunidades (política de atenção aos ex-socioeducandos de Pernambuco), nas trajetórias dos egressos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). A proposta empírica constitui-se substancialmente de entrevistas em profundidade com os jovens egressos do sistema socioeducativo de Pernambuco que tenham sido submetidos à medida socioeducativa de restrição de liberdade e tenham sido assistidos pela política de atenção aos ex socioeducandos. Buscou-se aqui, analisar as narrativas dos sujeitos da pesquisa, no que dizem respeito às suas vivências, através dos conceitos de sujeição criminal (Misse), estigma (Goffman) e da teoria do desvio (Becker). As conclusões preliminares têm demonstrado que os instrumentos simbólicos mobilizados pelos egressos em suas narrativas revelam vivências que são atravessadas pelo processo de sujeição criminal, anterior e posterior à internação, além de tentativas de desvinculação de rótulos e manipulação de estigmas, que vão desde mudanças nos modos de falar e se portar à vinculação à igrejas cristãs e escolhas estratégicas de omissão das experiências passadas, que permeiam a construção de suas subjetividades, as suas trajetórias e suas projeções futuras. |
Abstract: | This research takes base through the observation of the impacts from the experience of admissions and participation in the New Opportunities Project (a policy attention to young people in the process of resocialization) in their trajectory after leaving the detention center FUNASE. The empirical proposal is substantially made up of in-depth interviews with young people from the socio-educational system of Pernambuco who have been subjected to the socio-educational measure of restriction of freedom and who have been assisted by the policy of care for former socio-educated students. We sought here to analyse the narratives of the research subjects, regarding to their experiences, through the concepts of criminal subjection (Misse), stigma (Goffman) and the theory of deviance (Becker). Preliminary conclusions have shown that the symbolic instruments mobilized by the egresses in their narratives reveal experiences that are crossed by the process of criminal subjection, before and after admission, in addition to attempts to detach labels and manipulate stigmas, ranging from changes in of speaking and behaving to the ties of christian churches and strategic choices of omission of past experiences, which permeate the construction of their subjectivities, their trajectories and their future projections. |
Palavras-chave: | Egressos Sistema socioeducativo Sujeição criminal Estigma Violência Egresses Socio-educational system Violence Criminal subjection |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Sociologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25514 |
Data do documento: | 23-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ElãineDosSantosDiasDaSilva_Dissert.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons